Questões sobre Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem

#Questão 1118616 - Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências da Saúde/Enfermagem/ Enfermagem Médico-cirúrgica

A avaliação do paciente com necessidades respiratórias é essencial para o adequado levantamento de problemas e elaboração do plano assistencial. Sobre o paciente com necessidades respiratórias, é correto afirmar que

O processo de enfermagem teve sua aplicabilidade modificada historicamente mediante pesquisas científicas observacionais das etapas que o compõem: as Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) n.º 272/2002, seguida pela n.º 358/2009, foram ambas revogadas pela n.º 736/2024. Em comum, consideram que o processo de enfermagem é um método que orienta o pensamento crítico e o julgamento clínico do enfermeiro direcionando a equipe de enfermagem para o cuidado à pessoa, família, coletividade e grupos especiais. A legislação atual resolve que o processo de enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todo contexto socioambiental em que ocorre o cuidado de enfermagem com etapas que são inter-relacionadas, interdependentes, recorrentes e cíclicas, conforme a seguir:

I- Histórico de enfermagem: trata da coleta de dados subjetivos (na entrevista) e objetivos (no exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde.
II- Diagnóstico de enfermagem: identifica os problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde.
III- Planejamento de enfermagem: desenvolve um plano assistencial compartilhado com os sujeitos do cuidado e a equipe de enfermagem e saúde.
IV- Implementação de enfermagem: realiza as intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial pela equipe de enfermagem.
V- Avaliação de enfermagem: compreende a avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde e permite a análise de todo o processo.

Estão CORRETAS as etapas

No caso de pacientes hospitalizados, a enfermeira integra a coleta de dados da avaliação física aos cuidados individualizados, de rotina, validando os achados com o que se conhece por meio da avaliação de enfermagem empregada com o paciente. O exame físico deve ser feito criteriosamente para ser assertivo com intuito de recuperar a saúde do indivíduo. São objetivos da enfermeira no exame físico:

I- Levantar dados basais sobre o estado de saúde do paciente. II- Complementar, confirmar ou refutar dados subjetivos constantes na avaliação de enfermagem. III- Identificar e confirmar os diagnósticos de enfermagem. IV- Delegar decisões clínicas em relação às mudanças do estado de saúde e do tratamento do paciente. V- Comparar os resultados dos cuidados entre pacientes.

Estão CORRETOS apenas os objetivos 

Um paciente idoso de 93 anos chega ao pronto-socorro acompanhado da neta, que informa que ele é hipertenso e que está sem tomar a medicação há três dias. O paciente apresenta um quadro de desorientação intensa, encontra-se agitado, com pele fria e cianótica em extremidades, além de sinais evidentes de taquicardia. Durante a avaliação inicial, sua pressão arterial é aferida em 160 x 100 mmHg, e ele está com as roupas molhadas de urina, sem responder adequadamente aos estímulos verbais. Diante da gravidade do quadro, é encaminhado para a sala vermelha para monitoramento intensivo e estabilização.
Considerando os princípios da semiologia, semiotécnica e exame físico do paciente, assinale a alternativa INCORRETA:

Analise o caso a seguir.

Paciente, sexo masculino, 19 anos de idade, diabético (Diabetes melitus tipo 1). Admitido na Unidade de Pronto Atendimento com queixa de fraqueza, fadiga, náuseas e vômitos. Relata início de sintomas gripais há três dias acrescido de inapetência, tendo interrompido o uso de insulina. Ao exame, orientado, porém letárgico. Sinais vitais: FR: 28 vpm; FC: 125 bpm; PA: 90x52 mmHg; temperatura axilar: 38,1 °C; saturação de oxigênio (SatO2 ): 91%. Exames laboratoriais: glicose sérica: 710 mg/dl; cetona sérica: 4+/4; gasometria arterial: pH: 7,06; PAO2 : 112 mmHg; PACO2 : 13 mmHg; NaCO3 – : 2,5 mEq/L. Confirmado diagnóstico médico de cetoacidose diabética.

Em relação à assistência de enfermagem, são diagnósticos de enfermagem relacionados a este paciente, exceto: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis