Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

A respeito da transmissão da rubéola leia as afirmativas abaixo:

I- A transmissão da rubéola acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

II- O período de transmissibilidade é de 5 a 7 dias antes e depois do início do exantema, que é uma erupção cutânea.

III- A maior transmissibilidade ocorre dez dias antes e depois do início do exantema.

IV- A rubéola acomete principalmente crianças entre cinco e nove anos.


Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 889314 - Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, IESES, 2021, Prefeitura de Palhoça - SC, Provas: Técnico em Enfermagem - ESF Técnico em Enfermagem

Observe as assertivas relacionadas a doenças infecciosas e parasitárias e assinale a resposta correta.
I. Os vetores hospedeiros são os mosquitos do gênero Aedes. II. No Brasil, o Culex quinquefasciatus é o principal transmissor dessa doença. III. É transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. IV. O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, protozoário que pode habitar Triatomíneos hematófagos (no Brasil, conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”).

A pandemia que atingiu diversos países foi causada pelo coronavírus, que se trata de uma família de vírus que causam infecções respiratórias, sendo que o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China provocando a doença chamada COVID-19. Sobre a temática, leia as afirmativas a seguir:

I- Os coronavírus são uma família de vírus que causam doenças respiratórias, que variam de um resfriado até uma pneumonia fatal, como o SARS-CoV, SARS-CoV2 e MERS-CoV.
II- O período de incubação da COVID-19 varia de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus.
III- A transmissão ocorre por meio do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, e por objetos ou superfícies contaminadas.
IV- Os principais sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, coriza, dor de garganta, anosmia, ageusia, cansaço e alterações gastrointestinais.
V- O diagnóstico laboratorial que identifica a presença do vírus é o RT-PCR, que deve ser realizado após o oitavo dia do início dos sintomas.

Assinale a alternativa CORRETA :

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Sobre a vacinação contra o sarampo, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 846772 - Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, FADESP, 2020, UEPA, Técnico de Nível Superior - Enfermagem

O Sarampo é uma doença viral aguda grave, que atinge principalmente crianças menores de cinco anos de idade, desnutridas e imunodeprimidas. De acordo com o Boletim Epidemidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS, 2019), neste ano foram notificados 49.613 casos suspeitos de sarampo. Desses, foram confirmados 10.429 (21,0%), sendo 8.235 (79,0%) por critério laboratorial e 2.194 (21,0%) por critério clínico epidemiológico. Foram descartados 19.647 (39,6%) casos e permanecem em investigação 19.537 (39,4%). Considerando que a doença é caracterizada como um problema de saúde pública brasileiro, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis