Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Um paciente internado com diagnóstico de malária apresentou manifestações clínicas de malária grave e complicada.
De acordo com o Ministério da Saúde, faz parte dessas manifestações: 

Sobre a Febre Chikungunya leia os itens abaixo:

I- É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).
II- Como a doença é transmitida por vírus, devem ser reforçadas as vacinas e reforços contra a doença, principalmente para a população de risco.
III- Os sintomas mais comuns são: febre baixa (abaixo de 37.5 graus) de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

De acordo com as sentenças, é CORRETO afirmar que: 

#Questão 1003884 - Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, FCC, 2022, TRT - 23ª REGIÃO (MT), Técnico Judiciário - Área Apoio - Enfermagem do Trabalho

O Técnico de Enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, deve suspeitar de um caso de malária quando um indivíduo apresenta quadro febril e seja residente em (ou tenha se deslocado para) área onde haja transmissão de malária no período de

COVID Longa é um termo bastante utilizado para descrever pacientes que, mesmo após meses de infecção pela COVID-19, não conseguiram se recuperar totalmente e apresentam sintomas persistentes, incluindo distúrbios cardiovasculares. Com tal achado, a população médica deve considerar pacientes com histórico de COVID-19, com riscos potenciais para desenvolver uma doença cardiovascular. Baseado nestas informações, analise as afirmações a seguir:

I-Pacientes que tiveram infecção pela COVID-19 aumentaram os riscos de uma série de problemas cardiovasculares, incluindo anormalidades ritmos cardíacos, inflamação do músculo cardíaco, coágulos sanguíneos, derrames, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.
II-Os riscos para desenvolver uma doença cardiovascular são aumentados mesmo entre aqueles que não foram hospitalizados com COVID-19 aguda.
III-Os riscos para desenvolver doenças cardiovasculares pós COVID-19 são aumentados, independentemente da idade, raça, sexo, obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, doença renal crônica, hiperlipidemia e doença cardiovascular preexistente.

É CORRETO o que se afirma em 

Em resposta à COVID-19, os governos locais e nacionais introduziram várias medidas de saúde pública, incluindo limitações e restrições no tamanho das reuniões, auto-isolamento e quarentena de casos conhecidos e contatos próximos, fechamento de serviços não essenciais e restrições de viagem para prevenir a propagação da infecção. No entanto, a pandemia em curso e as medidas de saúde pública associadas têm consequências significativas para todas as populações e, especialmente, para os idosos, principalmente relacionadas com a mobilidade e o declínio da função física. A mobilidade é reconhecida como um componente essencial do bem-estar e um importante determinante do envelhecimento saudável. Um estudo mostrou que pacientes com COVID-19 grave que sobreviveram à hospitalização relatam sintomas contínuos e limitações físicas até vários meses após a alta. Mesmo indivíduos com sintomas leves/moderados também tiveram algum impacto em sua mobilidade. Levando o texto em consideração, analise as afirmações a seguir:

I-Idade avançada, renda familiar mais baixa, residir em apartamento ou condomínio ao invés de casa, ter três ou mais doenças crônicas associadas, não praticar atividade física adequada e ingestão nutricional inadequada são fatores de risco para diminuir a mobilidade e a função física em indivíduos que foram infectados pela COVID-19.
II-O SARS-CoV-2 pode afetar o sistema nervoso central, causando neuroinflamação e inflamação em outras partes do corpo, inclusive na musculatura esquelética, resultando em degeneração neuronal e liberação de citocinas pró-inflamatórias, o que pode explicar o impacto negativo na função física e mobilidade após a COVID-19.
III-Estratégias devem ser adotadas, prioritariamente em idosos, pelo maior risco de adoecimento após a COVID-19 e essas intervenções devam se basear em restaurar efetivamente a mobilidade e a função física pré-doença.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis