Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

Na fase de expansão (rápida) do tratamento da desidratação grave de uma criança de 5 anos, o esquema recomendado de reidratação endovenosa é a administração de soro fisiológico a 0,9% ou ringer com lactato no seguinte volume e tempo: 

Com base na Resolução COFEN nº 564/2017, que aprovou o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, caso o profissional de enfermagem não exerça uma conduta adequada, ele poderá ser penalizado. Com base nessa informação, assinale a opção que apresenta circunstâncias consideradas agravantes frente ao Código de Ética.

Uma das queixas mais comuns nos acolhimentos prestados ao público feminino, nas unidades básicas de saúde, é em relação ao corrimento vaginal. Muitas vezes esse sinal pode estar relacionado a quadros de vulvovaginites. As vulvovaginites constituem-se em inflamações nos tecidos da vulva e/ou vagina, podendo se relacionar a uma diversidade de fatores que vão desde o desequilíbrio da microflora, alterações do pH, exposição a agentes irritativos, condições hormonais, infecções sexualmente transmissíveis até situações de violência. Em relação a esse tema, analise as alternativas que seguem e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Vulvovaginites são as causas mais comuns de corrimento vaginal patológico e acometem o epitélio estratificado da vulva e/ou vagina. Os agentes etiológicos mais frequentes são fungos, bactérias anaeróbicas em número aumentado, tricomonas (protozoário).

(__)A secreção vaginal fisiológica é variável de mulher para mulher e pode sofrer interferência de fatores hormonais, bem como de fatores orgânicos ou psíquicos.

(__)Na microbiota vaginal normal há predominância de lactobacilos com algumas bactérias, porém, nas vulvovaginites, o número de lactobacilos é pequeno ou inexistente e o número de leucócitos e bactérias apresenta-se aumentado.

(__)Os principais sintomas de vulvovaginite são: irritação e vermelhidão da região genital; prurido constante; inchaço da região íntima; corrimento com cheiro forte; sangramento intenso; desconforto ou queimação ao urinar; diarreia.

(__)No atendimento à mulher que procura os serviços de saúde com queixa de corrimento vaginal, é imprescindível a assistência integral do enfermeiro a partir do levantamento de dados por meio de entrevista, bem como a realização de exame físico detalhado. O exame físico deve permitir a identificação de situações de risco para a mulher que podem ser diagnosticadas e tratadas através da abordagem sindrômica ou, em casos mais complexos, com o auxílio de outros profissionais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Atualmente os dados epidemiológicos, assim como a etiologia e patogenia da ferida, têm demandado esforços pela busca de melhores cuidados e avanços no desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e tratamento. No entanto, não raro, ainda se observam intervenções empíricas, baseadas em crenças e velhos hábitos. Segundo a Associação Brasileira de Estomaterapia, feridas representam a perda da integridade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias) ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida. As feridas podem ser classificadas como simples, quando o tempo e as fases de cicatrização acontecem de maneira ordenada e de acordo com um tempo previsto para o tipo e extensão da lesão; ou complexas, quando não respondem ao tratamento adequado de acordo com a etiologia (fator causal) por complicações metabólicas ou fisiológicas. As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros que auxiliam no diagnóstico, evolução e definição do tipo de tratamento.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relacionam a classificação das feridas com sua respectiva característica da fase:

Primeira coluna: classificação das feridas
1.Cirúrgicas 2.Traumáticas 3.Ulcerativas 4.Limpa 5.Contaminada 6.Infectada

Segunda coluna: características da fase
(__)Lesão gerada em condições assépticas e que está isenta de microrganismos.

(__)Lesão provocada acidentalmente por agentes: mecânicos (como um prego, espinho ou por pancadas); físicos (como temperatura, pressão, eletricidade); químicos (ácidos ou soda cáustica, por exemplo); biológicos (contato com animais ou penetração de parasitas). 

(__)Lesão gerada por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, podem ser: incisivas (perda mínima de tecido) ou excisivas (remoção de áreas de pele).

(__)Lesão com tempo superior a 6 horas entre o trauma e o atendimento, com presença de contaminantes, mas sem processo infeccioso local.

(__)Lesão escavada, circunscrita, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.

(__)Presença de agente infeccioso local e lesão com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O acolhimento é uma estratégia de interferência nos processos de trabalho das equipes de saúde. Não se trata de um espaço ou um local, mas de uma postura ética, não pressupondo hora ou profissional específico para executá-la e implicando compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angústias e invenções. O Ministério da Saúde (MS) preconiza, desde 2013, que não só a demanda programática, agendada, deve ser atendida na Atenção Primária de Saúde (APS), mas também as chamadas demandas espontâneas. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O processo de trabalho na APS deve ser centrado no acolhimento, sempre que possível. O atendimento, acolhimento inicial, pode ser realizado na entrada ou no balcão de recepção da unidade, contudo, a avaliação de quando, onde e como aquela queixa será atendida deve ser uma decisão baseada em critérios biológicos e de vulnerabilidade social.

(__)O acesso é um dos atributos essenciais da APS e pensar maneiras de facilitar o contato dos usuários com os profissionais da equipe de atenção primária é central no cuidado. Por muitos anos, o formato de acesso "fechado", programático, com horário de atendimento restrito dificultou o acesso de quem mais precisava e facilitou o contato de pacientes "crônicos e controlados". A avaliação com classificação de risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a ótica de protocolos preestabelecidos, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

(__)O acolhimento visa resgatar a relação de solidariedade profissional-usuário e a agilidade do acesso na APS. Ele orienta a prática de escuta empática de todos os usuários nos serviços de APS, com negociação entre profissionais, visando aumentar a equidade, a resolubilidade do primeiro contato e a agilidade no atendimento. O acolhimento tem estimulado a prática clínica da enfermagem e o trabalho em equipe, a desburocratização organizacional e a melhoria do acesso.

(__)O acolhimento é uma diretriz nacional na conformação atual do acesso na APS, ele provoca mudanças nos modos de organização das equipes, nas relações entre os trabalhadores e nos modos de cuidar. Para acolher com equidade e qualidade, basta distribuir senhas em número limitado e, através da execução da escuta empática, organizar o atendimento a ser encaminhado ao médico, considerando os riscos e as vulnerabilidades dos usuários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis