Questões de Enfermagem do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2025

A lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou nos tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico que ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada, em combinação com o cisalhamento. A escala que auxilia na avaliação clínica realizada pelo enfermeiro, bem como norteia o julgamento clínico e a tomada de decisões, contribuindo para a criação de um plano de cuidados individualizado para cada paciente é? 

A hipertensão arterial (HA) é um dos principais fatores de risco modificáveis para morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo um dos maiores fatores de risco para doença arterial coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. A medida da pressão arterial (PA) é procedimento obrigatório em qualquer atendimento médico ou realizado por diferentes profissionais de saúde. Contudo, ainda é comumente realizada sem os cuidados técnicos necessários. Com base no assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O esfigmomanômetro de mercúrio é considerado o dispositivo padrão de referência. Em muitos lugares, os manômetros aneroides substituíram os dispositivos de mercúrio, porém, são facilmente danificados e requerem recalibração frequente, ao menos a cada 12 meses, para garantir sua precisão.
II. A medida da PA com técnica auscultatória ainda é amplamente realizada em nosso meio com esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio. 
III. A medida da PA com aparelhos automáticos ou semiautomáticos, com técnica oscilométrica, apresenta vantagens em relação à técnica auscultatória, principalmente por afastar ou diminuir os erros sistemáticos de aproximação de valores, porém estes aparelhos devem ser validados por protocolos específicos.
IV. A avaliação da calibração dos equipamentos automáticos ou semiautomáticos deve ser realizada a cada 6 meses.

Os fármacos vasoativos são utilizados nos diversos tipos de choques para melhora da estabilidade hemodinâmica, quando a reposição hídrica isoladamente não consegue manter a pressão arterial média adequada. Durante atendimento ao paciente D.R.O. foi prescrito Norepinefrina (Noradrenalina) em bomba de infusão contínua, dentre os cuidados no preparo e administração desta droga vasoativa, analise e julgue os itens se verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a sequência correta:

( ) A via de administração da droga é exclusivamente endovenosa, sendo preferencialmente em acesso venoso central.
( ) Durante a administração desta droga é necessária a monitorização contínua da pressão arterial.
( ) A solução de infusão da noradrenalina deve ser trocada de acordo com a taxa de infusão, podendo ultrapassar a 24 horas. 

Analise as afirmações sobre o manejo inicial que o enfermeiro deve realizar ao atender um paciente com suspeita de acidente por animal peçonhento:

I. Em caso de suspeita de picada por serpente do tipo jararaca (Bothrops), monitorar sangramentos e possíveis sinais de necrose local, manter o membro em repouso e organizar referência para avaliação médica e soroterapia, conforme protocolos oficiais.
II. Diante de ferimento por aranha-marrom (Loxosceles), observar lesões cutâneas ou sistêmicas, limpar cuidadosamente a área com água e sabão e orientar o paciente quanto ao risco de complicações, encaminhando para avaliação médica quando necessário.
III. Em acidente com escorpiões do gênero Tityus, é fundamental observar sinais cardiorrespiratórios e autonomias (ex.: taquicardia, sudorese), manter o paciente sob vigilância e acionar a equipe médica para eventual uso de soro específico.
IV. No caso de suspeita de acidente por cascavel (Crotalus), aplicar imediatamente soro antiloxoscélico (Salox) por conta própria, pois o enfermeiro tem autonomia para escolher o antídoto indicado ao quadro clínico.

Está CORRETO o que se afirma em:

Os cuidados de enfermagem no controle e na manutenção de soluções endovenosas (soros) são:

I - Observar atentamente o gotejamento do soro, pois uma infusão mais lenta do que o prescrito pode resultar em um retardo da restauração do equilíbrio hidroeletrolítico, e uma infusão mais rápida do que a prescrita pode sobrecarregar o organismo.
II - Quando houver atraso ou adiantamento no tempo de infusão, sempre deve-se ajustar o gotejamento para que chegue ao horário predefinido, independentemente da condição do paciente.
III - O gotejamento deve ser controlado periodicamente pelo técnico, auxiliar ou enfermeiro.
IV - Se o soro parar de gotejar, verificar se não há dobra no sistema tubular ou pinçamento. Observar as características do local puncionado (edema, hiperemia); se houver, retirar a agulha.

É verdadeiro o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis