Listagem de Questões sobre Geral
Segundo os PCNs é tarefa da educação física escolar garantir aos alunos:
aprendizado esportivo especializado;
valorização e seleção daqueles mais aptos fisicamente;
conhecimento prioritário sobre sua saúde e estética corporal;
padronização de rendimento motor sem qualquer distinção:
acesso às práticas da cultura corporal de movimento.
Os PCNs consideram que os instrumentos de avaliação no ensino e aprendizagem devam:
ser de conhecimento exclusivo e próprio do professor em seu programa;
aferir o comportamento demonstrável do alunado através de testes mensurativos;
considerar fundamentalmente os conteúdos procedimentais;
avaliar a construção do conhecimento como um processo;
incluir a valorização do aluno através da nota como resultado do processo ensino e aprendizagem.
O cotidiano escolar deve garantir as condições para o uso dos conhecimentos resultantes das aulas de educação física. Sob o ponto de vista da inserção nos grupos de referência social, esse conhecimento serve para:
ressaltar as diferenças de aprendizagem entre os componentes de um grupo;
relacionar-se com grupos de grau equivalente de habilidade;
afirmar-se competitivamente sobre outros ambientes sócio-culturais;
relacionar-se e compartilhar experiências;
ocupar um lugar de maior destaque e respeito dentro do grupo.
Dentre as observações abaixo, a que se relaciona com a visão de Faria Jr. sobre os contestes é:
acontece a interferência da ação dos opositores no curso de sua prática;
estão presentes estratégias e táticas préestabelecidas;
são extremamente necessárias as iniciativas individuais para o seu sucesso;
temos o desenvolvimento de atividades físicas parciais;
temos atividades físicas naturais, em que as habilidades dos educandos são comparadas.
O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:
valoriza o rendimento da máquina humana;
prescreve a execução de estratégias e programas de treinamento;
incrementa a sistematização especializada do ensino desportivo;
estimula o comércio desportivo devido à veiculação do desporto- espetáculo;
confirma a hierarquização social através da seleção competitiva.
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