Questões de Educação Física do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2025

#Questão 1116927 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

O treinamento generalizado é multilateral, orienta-se por um fortalecimento harmonioso de todo o corpo e envolve a aprendizagem de vários fatores, sempre com o objetivo de formação geral. O treinamento específico, como o nome sugere, relaciona-se ao rendimento ótimo em uma modalidade esportiva, assim espera-se um processo acelerado de adaptação do esportista que atenda as exigências competitivas (Barbanti, 1997). Sobre esse assunto, é correto afirmar:

#Questão 1116928 - Educação Física, Treinamento Desportivo, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

As capacidades de coordenação são determinadas pelos processos de orientação e de regulação de movimentos. Elas habilitam o atleta a dominar de maneira econômica e eficiente as ações motoras em situações previsíveis e imprevisíveis e a aprender, relativamente depressa, movimentos esportivos. (Weineck, p.170, 1989). Se são importantes aos atletas, de forma organizada e específica, também serão às pessoas comuns, pois podem propiciar maior engajamento nas práticas corporais. Sobre a importância das capacidades de coordenação, é correto afirmar:

#Questão 1116929 - Educação Física, Treinamento Desportivo, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Barbanti (2010) explica a noção de capacidade e habilidade motoras. Capacidade refere-se às qualidades inatas do organismo, como força, resistência e flexibilidade. Como afirma o autor, todos nascemos com certa quantidade de força etc., pois a capacidade é determinada geneticamente; já a habilidade é uma qualidade aprendida, exemplo jogar futebol, nadar etc. Dando enfoque às habilidades, Barbanti cita Magill (1989) para apresentar os quatro sistemas de classificação das habilidades motoras baseados em: precisão de movimentos; caráter bem definido dos pontos iniciais e gerais (ou finais); estabilidade do ambiente; controle do feedback. Em relação aos pontos iniciais e gerais (ou finais), como as habilidades motoras podem ser consideradas?

#Questão 1116930 - Educação Física, Modalidades Esportivas, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Aquino e Menezes (2022) iniciam o texto sobre jogos coletivos esportivos explicando os conceitos centrais do estudo. Sobre a técnica esportiva, eles afirmam que ela se relaciona ao modo de fazer o gesto, ao como se faz. Mas afirmam que os gestos técnicos não são simples gestos motores, eles possuem três características imprescindíveis e interdependentes: eficiência, eficácia e adaptação. Atendo-se apenas a essas caraterísticas, na sequência dada, assinale a alternativa que as define.

#Questão 1116932 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Em Nahas (2013, 2017), há orientações sobre a prática de exercícios em condições ambientais especiais. Como destaca o autor, são muitos os elementos do ambiente que influenciam a prática de exercícios físicos. Para o autor, sendo possível, deve-se evitar esforços intensos ou duradouros em condições ambientais desfavoráveis. Quando não for possível evitar, recomenda-se certa prudência para não levar o organismo ao colapso. Uma condição de ambiente quente e úmido pode levar a quais sintomas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis