Questões de Educação Artística da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Educação Artística da Instituto Consulplan

#Questão 916947 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Artes Plásticas ou Visuais

Jean-Baptiste Debret foi um importante artista que integrou a Missão Artística Francesa que veio ao Brasil. Sobre JeanBaptiste Debret, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Rudolf Laban (1879-1958) foi um bailarino e coreógrafo austro- -húngaro que analisou de forma sistemática os elementos constitutivos do movimento. Além disso, enfatizou a importância da dança na escola. “Observando os movimentos das pessoas (primeiramente trabalhadores das indústrias), Laban iniciou um estudo aprofundado das possibilidades que o corpo tem de se mover”.

(Utuari, 2015.)


Assinale, a seguir, as duas categorias principais de movimento identificadas por Laban através desse estudo.

#Questão 916946 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Artes Plásticas ou Visuais

De acordo com Carla Arouca Belas: “a expressão ‘propriedade intelectual’ está relacionada ao reconhecimento de direitos sobre criações intelectuais nas mais diversas áreas do conhecimento – artes, literatura, ciência e tecnologia. Tal reconhecimento, conferido pelo Estado, por meio de concessão pública, permite aos inventores/autores auferir com exclusividade benefícios morais e, sobretudo, monetários pelo uso social de suas criações durante um determinado período de tempo”. Sobre a propriedade intelectual, analise afirmativas a seguir.
I. O Brasil foi o quarto país do mundo a proteger os direitos dos inventores.
II. No Brasil, na ausência de legislação específica que regule os direitos de propriedade intelectual relacionados a Expressões Culturais Tradicionais, os detentores de modos de fazer artesanais, danças, músicas e outras expressões tradicionais têm se valido do arcabouço legal no âmbito da cultura e do meio ambiente.
III. A natureza ancestral, coletiva e, em grande parte, difusa de saberes tradicionais, é incompatível com os requisitos de novidade, originalidade, titularidade e os limites temporais de prescrição previstos na maioria dos instrumentos que integram os Direitos de Propriedade Intelectual.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1001597 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente. Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação. 
Assinale a alternativa correta.

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