Com relação aos conceitos de déficit e dívida pública, é incorreto afirmar que
Considere uma economia hipotética com os seguintes dados:
- Exportações de bens e serviços não fatores = 300;
- Importações de bens e serviços não fatores = 100;
- Renda recebida do exterior = 50;
- Renda enviada ao exterior = 650;
- Poupança interna líquida = 200;
- Variação de estoques = 100;
- Depreciação = 50.
Com base nestes dados, a poupança externa e a formação bruta de capital fixo desta economia são, respectivamente:
Produto agregado de equilíbrio = 1000; Consumo autônomo = 50;
Investimento agregado = 100;
Exportações = 50;
Importações = 30;
Gastos do Governo = 100.
Considerando o modelo de determinação da renda, é correto afirmar que o valor da propensão marginal a consumir, do consumo total e do multiplicador são, respectivamente:
Em uma das formas de se medir a taxa real de câmbio, consideram-se as inflações interna e externa, além da taxa nominal de câmbio. Considerando que as exportações e importações respondem às variações na taxa real de câmbio, é correto afirmar que:
Considere e = taxa de câmbio (conceito utilizado no Brasil referente a quantidade de reais necessários para a compra de um dólar).
Suponha que o país adote um regime de bandas cambiais com limite inferior e¹ = 1,00 e limite superior e² = 1,20. Suponha que o mercado sinalize para negócios com e = 0,90. Para manter o sistema de bandas, o Banco Central deverá:
Considere que tenham ocorrido apenas as seguintes operações nas contas de transações correntes, operações essas realizadas entre residentes e não-residentes de um país, em um determinado período de tempo, em unidades monetárias:
• o país exporta mercadorias no valor de 500, recebendo a vista;
• o país importa mercadorias no valor de 400, pagando a vista;
• o país realiza doação de medicamentos no valor de 150;
• o país paga 300 a vista referente a juros e lucros;
• o país paga 50 a vista referente a fretes.
Com base nessas informações e supondo que a conta de erros e omissões tenha saldo nulo, é incorreto afirmar que, no período considerado:
• Saldo da balança comercial: déficit de 100
• Saldo em transações correntes: déficit de 300
• Saldo total do balanço de pagamentos: superávit de 500
Considerando a ausência de lançamento nas contas de "transferências unilaterais" e "erros e omissões", pode-se concluir que o saldo do balanço de serviços e o saldo do movimento de capitais autônomos foram, respectivamente: