Questões sobre Estruturas de Mercado

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estruturas de Mercado

A análise das estruturas de mercado é crucial para se compreender a formação dos preços nos diferentes setores da economia. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

O mercado automobilístico constitui um exemplo típico de oligopólio porque, nesse mercado, a demanda é atendida por poucas firmas, que transacionam um produto homogêneo, atuam de forma independente e confrontam-se com uma curva de demanda perfeitamente inelástica.

A análise das estruturas de mercado é crucial para se compreender a formação dos preços nos diferentes setores da economia. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Grandes lojas de departamento, como as encontradas em shopping centers espalhados pelas grandes cidades e por todo Brasil, são exemplos de diferenciação de produto, resultante da concorrência monopolística.

A análise das estruturas de mercado é crucial para se compreender a formação dos preços nos diferentes setores da economia. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Serviços públicos locais, tais como água e eletricidade, são exemplos de monopólios naturais, cujo fundamento encontra-se na barreira potencial à entrada, representada pelas economias de escala, que caracterizam a produção desses serviços.

#Questão 335599 - Economia, Estruturas de Mercado, FCC, 2007, TCE/MG, Técnico de Controle Externo

Em um mercado monopolista, a curva de demanda é dada por Qd = 800 − 4P, onde Qd = quantidade demandada e P = preço de mercado. Caso o monopolista decida vender 300 unidades de seu produto, o valor do excedente dos consumidores corresponderá a

Analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O que uma firma faz, em um oligopólio, não tem impacto nas outras firmas que formam esse oligopólio.

( ) Toda firma, em um mercado monopolisticamente competitivo, enfrenta uma curva de demanda que é perfeitamente elástica.

( ) O principal elemento, no modelo de Cournot, é que cada firma determina seu produto com base na suposição de que a outra firma não irá variar sua produção.

( ) As firmas, em um mercado monopolisticamente competitivo, têm lucro econômico zero, no equilíbrio de longo prazo.

( ) O preço que maximiza o lucro do monopólio é mais alto, e o produto é maior do que em condições competitivas.

A seqüência correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis