22431 Q235173
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Ministério Público da Bahia (MPE - BA)

Marque a opção que não corresponde aos sintomas denunciadores do desvio de poder:

22432 Q235171
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Ministério Público da Bahia (MPE - BA)

Anulação do ato administrativo:

22433 Q235166
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os seguintes itens, acerca do ato administrativo.

O ato de delegação não retira a atribuição da autoridade delegante, que continua competente cumulativamente com a autoridade delegada para o exercício da função.

22434 Q235161
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: EXAMES & CONSULTORIA

O agente de vigilância sanitária, no exercício de suas atribuições, constatou que determinado restaurante estava desrespeitando normas sanitárias, razão pela qual interditou o estabelecimento.

Diante da situação hipotética acima descrita, assinale a alternativa correta:

22435 Q235160
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: EXAMES & CONSULTORIA

Analise os seguintes enunciados:

I. Os atos administrativos gozam de presunção relativa de legitimidade, são imperativos e admitem imediata execução.

II. Ato administrativo vinculado é aquele no qual a lei não dá margem para opções para o administrador, devendo este agir conforme definido na norma legal.

III. Um dos atributos do ato administrativo é a presunção de legitimidade e veracidade

Está correto o que se afirma apenas em:

22436 Q235157
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Integri Brasil Assessoria e Consultoria

Assinale a alternativa correta:

I – os atos administrativos podem ser classificados em gerais, individuais, internos, externos, de gestão, de império, de expediente, vinculados e discricionários;

II – a culpa e o dolo é elemento indispensável para configurar o ato de improbidade;

III – a representação e apuração do ato de improbidade administrativa somente pode ser apresentada pelo Representante do Ministério Público;

IV – Concurso é a modalidade de licitação para quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes no edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias....

22437 Q235140
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No tocante à classificação dos Atos Administrativos, com relação aos efeitos, considera ato constitutivo

22438 Q235138
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO)

Acerca do ato administrativo, é CORRETA a seguinte proposição:

22439 Q235096
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Todos os criadores de gado bovino de corte de determinado município foram proibidos de promover o abate de seu rebanho por prazo suplementar de três meses, tendo em vista que a Administração Estadual decidiu, por meio de procedimento regular e válido, prolongar o período de segurança necessário para se certificar da efetividade de nova vacina cuja aplicação foi imposta àqueles, em caráter experimental.

A medida foi extremamente prejudicial aos produtores locais, na medida em que já haviam adiado o cronograma de abate por anteriores três meses, nos termos da regulamentação da aplicação da vacina, obrigação imposta pela Administração Estadual.

A proibição imposta pelo poder público configura ato

22440 Q235091
Direito Administrativo
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Em relação a processos, atos e contratos administrativos, bem como acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens de 110 a 113.

A Carteira Nacional de Habilitação, devido a sua emissão decorrer de ato vinculado, caracteriza-se como uma licença.