Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2025

A Conformidade Contábil no SIAFI visa garantir que os registros contábeis das unidades gestoras estejam em conformidade com a legislação vigente, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), e o Manual SIAFI. 

Com base no Manual SIAFI, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso: 

( ) Conformidade Contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial consiste na certificação de que as demonstrações contábeis geradas pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) estão de acordo com a Lei nº 4.320/1964, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Publico (MCASP) e Manual SIAFI.  
( ) O registro da Conformidade Contábil pode ser realizado por profissionais que atuem em funções de supervisão contábil, desde que demonstrem amplo conhecimento da área e possuam experiência formal, independentemente de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 
( ) Os ativos, passivos e itens do patrimônio liquido devem ser incluídos nas demonstrações contábeis nos valores apropriados, e quaisquer ajustes de valorização e alocação devem ser feitos durante o período contábil, garantindo a precisão das demonstrações. 
( ) A Conformidade Contábil deve focar-se nas demonstrações contábeis mensais, pois os relatórios de encerramento do exercício são auditados separadamente e não requerem acompanhamento continuo ao longo do exercício. 


Alternativas CORRETAS: 

Junto aos quadros das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) devem ser apresentadas informações adicionais, que são consideradas parte integrante das demonstrações. Assim, o Balanço Orçamentário deverá ser acompanhado das seguintes informações:  

1. O regime orçamentário e o critério de classificação adotados no orçamento aprovado.   2. O período a que se refere o orçamento. 
3.  As entidades abrangidas. 
4. O detalhamento das receitas e despesas intraorçamentárias, quando relevante.
5. O detalhamento das despesas executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário); entre outras. 

Essas informações deverão ser divulgadas por meio de: 

As variações patrimoniais quantitativas decorrem de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio liquido e devem ser registradas no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente de recebimento ou pagamento (principio da competência). Constituem-se, pois, em fenômenos modificativos que afetam a situação liquida entidade, (patrimônio liquido) da subdividindo-se em: variação patrimonial aumentativa (VPA) e variações patrimonial diminutiva (VPD) Demonstração (BEZERRA FILHO, 2024). das Variações Por sua vez a Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicara o _________________________ do exercício (MCASP, 2023). 

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:  

Conforme a NBC TSP — Estrutura Conceitual, os elementos correspondem às estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Essas estruturas fornecem um ponto inicial para reconhecer, classificar e agregar dados e atividades econômicas de maneira a fornecer aos usuários informação que satisfaça aos objetivos e atinja as características qualitativas da informação contábil, levando em consideração as restrições sobre esta. (MCASP, 2023). 

Com base nas informações apresentadas abaixo, associe as duas colunas, relacionando os conceitos apresentados a seus respectivos elementos: 

1. Ativo Circulante. 
2. Ativo Não Circulante. 
3. Ativo Financeiro. 
4. Ativo Permanente. 
5. Passivo Circulante. 
6. Passivo Não Circulante. 
7. Passivo Financeiro. 
8. Passivo Permanente. 

( ) Compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
( ) Compreende os elementos que estiverem disponíveis para realização imediata ou tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
( ) Compreende as dividas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. 
( ) Compreende os elementos que possuem expectativa de realização acima de doze meses após a data das demonstrações contábeis. 

( ) Compreende os elementos que corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis.  

( ) Compreende as dividas fundadas e outros pagamentos que independam de autorização orçamentária. 

( ) Compreende os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.  


( ) Compreende os elementos que corresponderem a valores exigíveis em período superior a doze meses após a data das demonstrações contábeis. 

Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. (MCASP, 2023).

Assim, em relação ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis