Questões sobre Recepção / Secretaria / Técnicas de Atendimento ao Público

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Listagem de Questões sobre Recepção / Secretaria / Técnicas de Atendimento ao Público

Quando se fala ao telefone, somos julgados pela pela dicção, pela forma como tratamos as pessoas e pela nossa capacidade de articular pensamentos. Portanto, quando falarmos ao telefone devemos:

I. Chamar o interlocutor pelo nome.

II. Pedir para a pessoa aguardar na linha quando não se tiver uma resposta para lhe dar, jamais pedindo, se possível, seu número de telefone para que possa retornar-lhe mais tarde.

III. Evitar utilizar termos técnicos durante a conversa, de forma a facilitar a compreensão das informações por parte do interlocutor.

IV. Não use expressões como obrigada, às ordens, desculpe-me ou por favor, pois estes são jargões que devem ser suprimidos do diálogo.

Pode-se afirmar que:

Analise os termos a seguir, em relação a correspondências e documentos, e correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I

1. Correspondência interna

2. Correspondência externa

3. Documentação jurídica

4. Documentação contábil

COLUNA II

( ) Cartas de pessoas e empresas

( ) Orçamentos, notas fiscais, folhas de pagamento, duplicatas, faturas.

( ) Comunicados, memorandos, instruções, comunicações de rotina.

( ) Contratos, pendências, escrituras, legislação, atas.

Assinale a sequência CORRETA.

O formulário é um eficiente meio de comunicação, registro e transmissão de informações. Muitos fatores e necessidades justificam a utilização de formulários nas empresas.

Com relação a esses fatores e necessidades, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise a situação hipotética a seguir. Luiz Antônio está iniciando seus trabalhos de rotina de escritório na sua empresa. Aparentemente simples, os protocolos ou procedimentos para a prática das correspondências utilizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) exigem alguns cuidados, pois:

I. todo tipo de objeto pode ser expedido por via postal, inclusive substâncias deterioráveis, corrosivas, material contaminante e outros, desde que devidamente identificados.

II. a correspondência deve ser fechada com cola e a ECT não irá aceitar correspondência grampeada, lacrada com fita adesiva ou semelhante ou com fecho sujo ou com excesso de cola.

III. certos impressos, como folhetos promocionais, podem ter tarifas reduzidas. Para isso, os envelopes devem estar abertos e ter na frente a palavra “impresso” carimbada ou anotada. A ECT verificará se o conteúdo se enquadra nas normas prescritas para esse tipo de serviço.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

As cartas comerciais são de grande utilidade e possuem intenso fluxo nas rotinas empresariais.

Com relação às cartas comerciais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Carta de advertência ou simplesmente advertência – De uso interno e busca chamar a atenção ou advertir as pessoas quanto a comportamentos ou ocorrências indesejadas na empresa.

( ) Carta cobrança – Meio textual que tem por objetivo solicitar um pagamento ou regularização de débito e pode ser feita por envio automático, por e-mail, pelos correios e outros meios.

( ) Resposta a consulta – Destaca informações que podem ser referentes a cadastro pessoal, registro profissional, imóveis, informações de estabelecimentos e outras por solicitação e interesse de um solicitante.

( ) Carta serial – Identificada por código de barras, sobre a qual os destinatários e remetentes já têm conhecimento do assunto; normalmente traz apenas números, localizadores ou codificadores alfanuméricos.

Assinale a sequência CORRETA.

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