Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue os itens de 78 a 80. O apelo à heterogeneidade e a individualização, com a despadronização de gostos, são algumas das principais estratégias da indústria cultural e de sua publicização pela mídia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como
  • A. Teoria do Agendamento.
  • B. Teoria do Espelho.
  • C. Espiral do Silêncio.
  • D. Teoria da Bala Mágica.
  • E. Teoria do Newsmaking.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Na sociedade da informação, a matéria-prima menos valorizada é o conhecimento, que deve ser ignorado em favor da criatividade e da inovação.

II. A cultura de uma sociedade se altera quando a mediação tecnológica da comunicação passa de puramente instrumental para estrutural.

III. A trama comunicativa que a revolução tecnológica introduz na sociedade resume-se às máquinas e não altera rotinas de produção e de distribuição de bens e serviços.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue os itens a seguir. Para a teoria hipodérmica, os indivíduos reagem coletivamente às sugestões dos meios de comunicação de massa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue os itens a seguir. A correlação entre a imagem do mundo noticiada no rádio e na televisão e as exigências das produções midiáticas definem o âmbito do newsmaking.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com a rápida disseminação do uso da Internet em nível mundial, a ideia de que as marcas não teriam espaço nessa nova esfera tecnológica se espalhou. A partir dessa informação, julgue os itens subsecutivos. Estudos apontam que as empresas que operam no ambiente virtual devem valorizar aquilo que o consumidor quer em seus ambientes sociais: participação, autenticidade, diálogo rico e de mão dupla, além de transparência.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao longo do século XX, surgiram teorias capazes de explicar diferentes fenômenos relacionados ao impacto da comunicação na sociedade. Uma delas, desenvolvida na Alemanha, destacou a alienação e a violência simbólica desencadeadas pela emergência de meios de comunicação junto às massas. Trata‐se da teoria
  • A. funcionalista.
  • B. do meio.
  • C. crítica.
  • D. da informação.
  • E. da bala mágica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As representações sociais estão relacionadas às simbologias compartilhadas em ambientes sociais e em relações interpessoais, que ajudam a dar sentido ao mundo. Fatos e novos acontecimentos são compreendidos a partir de ideias, teorias e valores pré‐existentes, que são internalizados e aceitos pela sociedade. Esse conjunto simbólico é transmitido pela linguagem e influencia na construção da
  • A. comunicação.
  • B. cultura.
  • C. ciência.
  • D. imagem coletiva.
  • E. sabedoria popular.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Walter Benjamin, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, estabeleceu diferenças entre a obra de arte dotada de aura e a obra de arte resultada da reprodução técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
  • A. A reprodução técnica permite uma democratização do acesso à obra de arte, elevando a capacidade intelectual dos cidadãos acima da aura da própria obra.
  • B. A estética que o original da obra de arte carrega permite uma experiência limitada nas artes clássicas, que se expande a partir da chegada das tecnologias.
  • C. As tecnologias de comunicação não promoveram transformações nos modos de produção e consumo da arte, pois as técnicas de reprodução sempre existiram.
  • D. A experiência de fruição artística é resultado da reprodutibilidade técnica, que ampliou o acesso das pessoas às artes, sem fins lucrativos.
  • E. A aura está diretamente associdade à autenticidade da obra de arte, característica que o original carrega e que é reconfigurada ou destruída nas diferentes formas de reprodução técnica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere os trechos abaixo retirados da edição de 6 de setembro de 1954 do jornal A Tribuna da Imprensa.

 O jornalista e diretor do referido jornal, conhecido por ter sido vítima de um atentado atribuído ao segurança do então presidente da República e pela sua forte militância difamatória contra Getúlio Vargas, foi

  • A. Fulvio Abramo.
  • B. Samuel Weiner.
  • C. Barbosa Lima Sobrinho
  • D. Cásper Líbero.
  • E. Carlos Lacerda.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: