Questões sobre História da Imprensa

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Listagem de Questões sobre História da Imprensa

O governo brasileiro resolveu adotar modelo de placa de identificação de veículos automotores no “padrão Mercosul”. A nova placa terá tarja azul, nome e bandeira do país de emplacamento e configuração de quatro letras e três números. Além disso, contará com chip e código para facilitar a identificação de veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. A placa de identificação no “padrão Mercosul” utilizará, portanto, um conjunto ordenado de elementos gráfico-visuais capazes de permitir a decodificação da mensagem por um determinado grupo social. De acordo com o conceito de signo linguístico, esses elementos gráficovisuais impressos da nova placa correspondem ao valor de:

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de 25 milhões de pessoas tenham assistido à festa de premiação do Oscar 2018. Além da expressiva audiência, a indústria cinematográfica norteamericana movimenta mercados, gera empregos e arrecada bilhões de dólares em bilheteria com os famosos “blockbusters”. A Comunicação de Massa tem como características principais “dirigir-se, a partir de uma fonte organizada, a um grande público (heterogêneo e anônimo)” e “estar inserida na economia de mercado”. Ao sugerir a expressão “indústria cultural”, o teórico alemão Theodor Adorno afirmou que “as massas são meros acessórios da máquina. O consumidor não é rei, como pretende a indústria cultural; não é sujeito, mas seu objeto”. Daí se infere que a indústria cultural:

Na Idade Média, uma importante contribuição à preservação da história e da cultura das civilizações grega e romana, por exemplo, foi alcançada por intermédio do trabalho dos monges copistas da ordem beneditina. Estes, por sua vez, dedicavam-se à tradição de copiar obras tanto com o propósito de atender à obrigação de leitura diária como para aumentar o número de livros em circulação. Contudo, eles se deparavam com algumas dificuldades, com destaque para o alto custo do pergaminho. Por causa disso, obras de menor interesse eram apagadas para que fossem reescritas outras produções no mesmo pergaminho. Tomando como base os termos aplicados em Teoria da Comunicação, o suporte físico no qual os monges daquele período colocavam iluminuras e letras de famílias e corpo variáveis classifica-se como:

Ao realizar uma pesquisa no setor de microfilmagem de uma biblioteca, um grupo de estudantes se deparou com importantes acontecimentos da história do rádio no Brasil. Em determinada publicação, havia uma reportagem que destacava o papel de Edgar Roquette-Pinto. Como se sabe, ele fundou, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Roquette-Pinto, que era também antropólogo, médico e ensaísta, acreditava no potencial do suporte radiofônico para divulgação de notícias de natureza científica, cultural e educativa. A fim de complementar a pesquisa dos estudantes, é possível citar um evento que antecedeu a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, qual seja:

Esse jornal diário vespertino foi lançado em 1966 por Ruy Mesquita, com um grupo de jornalistas sob o comando de Mino Carta. A proposta era oferecer aos leitores um produto revolucionário do ponto de vista gráfico, ágil e com reportagens que pudessem diferenciá-lo das demais publicações com as quais concorreria nas bancas. A linha editorial do veículo foi destacada na primeira edição: “Vai para a mesma luta, dentro das mesmas normas éticas de intransigência e de responsabilidade. Mas entra na luta com seus próprios meios, com seu estilo próprio, o estilo vibrante, irreverente de um vespertino moderno que visa atingir um público diferente daquele que, normalmente, lê apenas os matutinos, cujo estilo deve ser, forçosamente, mais pesado e mais prolixo”. Trata-se da seguinte publicação:

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