Questões de Comunicação Social do ano 2025

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2025

Em relação aos indicadores de desempenho e ao monitoramento de resultados na comunicação corporativa, julgue o item a seguir.

Segundo um dos princípios de Barcelona, que se referem a padrões básicos de mensuração de resultados da comunicação, o valor da propaganda, ou valores publicitários equivalentes (AVE), não é igual ao valor da comunicação como um todo.

Em relação aos indicadores de desempenho e ao monitoramento de resultados na comunicação corporativa, julgue o item a seguir.

Na perspectiva de avaliação do impacto de uma ação de comunicação organizacional, os conceitos de out-take e de outcome, previstos pela AMEC (International Association for Measurement and Evaluation of Communication) são semelhantes quanto ao foco, mas envolvem o uso de distintas ferramentas de mensuração.

Em relação aos indicadores de desempenho e ao monitoramento de resultados na comunicação corporativa, julgue o item a seguir.

Caso um gerente de marketing deseje implementar KPI (key performance indicator) no monitoramento de campanha de comunicação interna, ele deverá buscar o máximo de indicadores possíveis, de modo a englobar todos os objetivos finais para a campanha.

Em relação aos indicadores de desempenho e ao monitoramento de resultados na comunicação corporativa, julgue o item a seguir.

Uma das medidas mais conhecidas de formação de indicadores de desempenho é o KPI (key performance indicator), cujo objetivo é indicar o desempenho esperado de uma ação, sendo exemplos de KPI na área de comunicação o tráfego do site, leads gerados e taxas de conversão.

    Uma empresa de tecnologia inovadora enfrenta desafios sérios na comunicação interna e externa. Os departamentos de desenvolvimento e de marketing não se comunicam bem. O desenvolvimento lança produtos com recursos que a equipe de marketing desconhece, o que resulta em campanhas de marketing mal direcionadas. Além disso, a empresa tem dificuldade em responder às dúvidas e críticas dos clientes nas redes sociais, e isso causa uma má reputação online. Sua presença digital está desatualizada, havendo informações em seu site conflitantes com outras nas redes sociais. Esse cenário gera frustração entre os funcionários e confusão entre os clientes, prejudicando o crescimento e a reputação da empresa. Para que haja uma proposta de melhoria que seja eficaz, é preciso realizar diagnóstico que possa levar à implementação de estratégias claras de comunicação. 
A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, a respeito da utilização da análise SWOT e da matriz de posicionamento na elaboração do diagnóstico de comunicação corporativa.

Para o diagnóstico em questão, a empresa pode utilizar uma matriz de posicionamento, seguindo estas etapas: escolher as dimensões, como qualidade, preço, características, benefícios, valores ou personalidade; elencar os concorrentes; traçar a posição da empresa; e analisar sua posição em relação às demais.

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