Questões de Comunicação Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

Com base na figura acima, julgue os itens que se seguem.

O esquema representado na figura é típico do modelo de notícia de jornal impresso. No caso de grandes reportagens de revista, a abertura do texto pode ser flexibilizada, uma vez que o jornalismo de revista privilegia a análise e a interpretação.

Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ).

(  ) O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.

( ) O jornalista não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, mesmo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.

( ) O jornalista deve promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

(  ) A cláusula de consciência pode ser usada como argumento para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.

(  ) A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, assinalada de cima para baixo.

Caso um jornal publique uma informação errônea ou ofensiva, é assegurado por lei o Direito de Resposta, ou seja, a faculdade a quem se sentir prejudicado de apresentar a sua versão dos fatos

O critério, que garante que determinada informação é relevante para toda a sociedade e não só para a fonte que a fornece, merecendo, portanto, ser publicada, é o interesse

Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso. 

 

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

No Brasil, um dos problemas centrais das matérias relacionadas à ciência em jornal diário é que, dadas as peculiaridades deste, não é possível o aprofundamento de temas de cunho científico, cuja compreensão, por vezes, é difícil até mesmo para o jornalista. Ciência passa, então, a ter fisionomia de aventura, de algo fantástico. A partir da sua exposição na Internet, passa a ter aparência gloriosa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis