Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.

Manual de redação compreende orientações de revistas e newsletters altamente especializadas para o leitor compreender o noticiário.

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Utilizando-se como exemplo o processo de elaboração de uma grande reportagem de revista semanal, é correto afirmar que, nesse caso, exercem papel de gatekeepers (selecionadores) o pauteiro, o repórter, o fotógrafo, o editor e o redator-chefe (ou aqueles que exercem cargos similares/equivalentes, que tenham denominação diferenciada).

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O texto utiliza o modelo da pirâmide invertida, que resultou no formato lide e sublide.

Considerando as características específicas da estrutura de determinados estilos de textos jornalísticos descritas na tabela acima apresentada, julgue os próximos itens.

As características identificadas nas alíneas A, C e E correspondem ao estilo de texto denominado pirâmide normal.

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

Denomina-se publieditorial o recurso utilizado por jornais e revistas de grande circulação, para publicações de interesse de empresas e(ou) parceiros, que deixa claro e transparente para o leitor que a matéria elaborada não é de responsabilidade da redação do veículo de informação.

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