Questões de Comunicação Social do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2005

Os anos de 1808, 1922 e 1950 são tradicionalmente considerados os marcos fundadores, respectivamente, da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. No referente à história das comunicações no Brasil, julgue os itens subseqüentes. Embora surgido em Londres, em 1.º/6/1808, o Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, passou a circular no Brasil somente após a Independência, em 1822.

Os anos de 1808, 1922 e 1950 são tradicionalmente considerados os marcos fundadores, respectivamente, da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. No referente à história das comunicações no Brasil, julgue os itens subseqüentes. O primeiro jornal impresso e publicado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, periódico oficial da Coroa Portuguesa no exílio, cuja primeira edição data de 10/9/1808.

A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política informada por concepções distintas — muitas vezes antagônicas — acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes. A denominada convergência tecnológica da comunicação de massa, das telecomunicações e da informática foi percebida como fator decisivo no desencadeamento do processo de desregulamentação/re-regulamentação das comunicações no Brasil.

Com relação a técnicas e conceitos utilizados por profissionais de comunicação, julgue os seguintes itens. Os leads podem não conter notícias; nesse caso, sua redação apresenta dificuldades porque o jornalista não está lidando com fatos que podem ser hierarquizados. Nessas ocasiões, o texto tem de deixar claro ao leitor que ele não está diante de uma notícia propriamente dita.

Com relação a técnicas e conceitos utilizados por profissionais de comunicação, julgue os seguintes itens. Um dos mais importantes instrumentos do jornalismo gráfico empresarial é o house organ, elaborado pelas assessorias de comunicação. Seu objetivo é promover a integração entre funcionários e divulgar a empresa ou organização pelo seu aspecto social.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis