Questões de Comunicação Social do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 0000

As quatro principais características do texto jornalístico são: atualidade, novidade, periodicidade e difusão, segundo o alemão Otho Groth. A atualidade, principalmente, é um dos elementos que devem ser utilizados na formação de um título chamativo para o leitor. Por esse motivo, o título deve primar pelos seguintes elementos:

Sobre a cibercultura analisada pela perspectiva de André Lemos, assinale a alternativa INCORRETA.

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez. 2013.

Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.

I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional. II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV.O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.

Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

Um dos teóricos que trouxe uma contribuição importante para as pesquisas sobre o impacto das mídias digitais nas práticas sociais e na construção da realidade foi Pierre Lévy (2003). Segundo esse autor, o virtualé parte integrante do real, não se opõe a ele.

Martino, 2010.

A afirmativa de Levy pode ser explicada pela seguinte alternativa:

Embora a importância de uma imprensa independente tenha sido notória para muitos dos primeiros pensadores liberais e liberais-democratas, este é um tema que desapareceu de vista, com algumas poucas exceções, nas obras dos mais recentes teóricos sociais e políticos. Uma exceção é a obra pioneira de Habermas, Mudança estrutural da esfera pública. Habermas argumenta que o desenvolvimento do capitalismo mercantil no século XVI, junto com as transformações institucionais do poder político, criaram as condições para a emergência de um novo topo de esfera pública nas origens da Europa moderna.

Thompson, 1995.

Leia as seguintes afirmações:

I. Uma sociedade civil emergiu como o domínio das relações de uma economia privatizada que eram estabelecidas sob a égide da autoridade política.

II. Uma nova esfera pública que não fazia parte do estado, mas era uma esfera em que as atividades do estado poderiam ser confrontadas.

III. Para Habermas, a incidência de uma espécie de esfera pública aberta nada tinha a ver com a mudança tecnológica da prensa de Gutemberg.

IV. Habermas, expoente da Corrente Funcionalista, entendia os meios de comunicação como caminho para a expansão da participação popular e transparente.

A alternativa que contempla afirmações plenamente CORRETASé a seguinte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis