Embora a importância de uma imprensa independente tenha ...

Embora a importância de uma imprensa independente tenha sido notória para muitos dos primeiros pensadores liberais e liberais-democratas, este é um tema que desapareceu de vista, com algumas poucas exceções, nas obras dos mais recentes teóricos sociais e políticos. Uma exceção é a obra pioneira de Habermas, Mudança estrutural da esfera pública. Habermas argumenta que o desenvolvimento do capitalismo mercantil no século XVI, junto com as transformações institucionais do poder político, criaram as condições para a emergência de um novo topo de esfera pública nas origens da Europa moderna.

Thompson, 1995.

Leia as seguintes afirmações:

I. Uma sociedade civil emergiu como o domínio das relações de uma economia privatizada que eram estabelecidas sob a égide da autoridade política.

II. Uma nova esfera pública que não fazia parte do estado, mas era uma esfera em que as atividades do estado poderiam ser confrontadas.

III. Para Habermas, a incidência de uma espécie de esfera pública aberta nada tinha a ver com a mudança tecnológica da prensa de Gutemberg.

IV. Habermas, expoente da Corrente Funcionalista, entendia os meios de comunicação como caminho para a expansão da participação popular e transparente.

A alternativa que contempla afirmações plenamente CORRETASé a seguinte:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis