Listagem de Questões sobre Geral
Dependendo das características das organizações e do mercado, o Investimento Externo Direto poderá trazer uma série de vantagens ao fabricante/exportador, uma vez que este passa a ter um controle total do investimento. Porém, a empresa expõe grandes investimentos a riscos inerentes ao ambiente internacional. Uma companhia poderá optar pela fabricação em um mercado estrangeiro para:
aproveitar-se dos baixos custos de mão-de-obra.
para permitir o acesso a altas taxas de importação.
ampliar os custos de transporte para este mercado.
inibir o acesso a matérias-primas.
encolher o acesso a este mercado.
A operacionalização de uma operação de comércio exterior, baseada em uma carta crédito, ocorre com os 10 passos a seguir listados. Enumere os itens de 1 a 10, na ordem seqüencial de acontecimentos e depois assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).
( ) Após negociação entre as partes, o importador solicita ao banco emissor, situado em seu país, que emita uma carta de crédito em favor do exportador.
( ) De posse desses documentos, o importador retira as mercadorias no porto de destino.
( ) O banco negociador avisa ao exportador o recebimento de uma carta de crédito em seu nome, informando as condições contidas na mesma, condições estas, que deverão ser seguidas à risca pelo exportador para o recebimento das divisas.
( ) O banco analisa a documentação e, se não for verificada nenhum discrepância, libera o pagamento ao exportador.
( ) Após pagar o exportador, o banco negociador envia os documentos ao banco emissor, que o reembolsa.
( ) Pode haver a confirmação da carta de crédito por parte de um banco de primeira linha situado em um terceiro país. Busca-se, com isso, eliminar riscos referentes ao banco emissor (insolvência) ou ao país importador (riscos comerciais e políticos).
( ) O banco emissor emite e L/C e avisa ao banco negociador no país exportador.
( ) O vendedor entrega os documentos ao banco negociador.
( ) O banco emissor entrega os documentos ao importador contra o pagamento do valor da L/C.
( ) O exportador envia os produtos de acordo com as condições pactuadas com o importador.
1 – 3 – 5 – 6 – 8 – 9 – 2 – 10 – 4 – 7.
1 – 10 – 4 – 7 – 8 – 3 – 2 – 6 – 9 – 5.
1 – 2 – 4 – 5 – 6 – 8 – 10 – 3 – 9 – 7.
1 – 10 – 4 – 8 – 6 – 3 – 7 – 2 – 5 – 9.
1 – 2 – 10 – 9 – 6 – 3 – 5 – 4 – 7 – 8.
É um hábito freqüente nos países asiáticos dar presentes caros aos visitantes. Várias empresas ocidentais tem como item da política de conduta ética de seus funcionários a proibição de receber presentes caros. Como isto pode ser resolvido, na hipótese do visitante ocidental receber um presente caro de um anfitrião asiático?
Ser franco com o anfitrião e recusar o presente no momento em que lhe foi entregue.
Aceitar o presente e, depois, livrar-se dele devolvendo-o na loja em que foi comprado.
Aceitar o presente, mas não reportar ao superior para evitar punição.
Fazer com que seu(sua) cônjuge aceite o presente, pois, desta forma, não haverá conflito ético
Aceitar o presente, reportar ao superior o acontecido e, depois, doá-lo a uma instituição filantrópica.
Na prestação de serviços, a "hora da verdade" – expressão popularizada pro Jan Carlzon, CEO e Chairman da SAS (Scandinavian Airlines System) – é definida como o momento de contato entre o cliente e a empresa, quando ocorre a percepção de qualidade do serviço. Segundo o modelo servqual (service and quality), desenvolvido por Zeithmal, Berry e Parasuraman, quais foram os cinco critérios destacados na percepção de qualidade do serviço?
Internacional, excepcionalidade de uso, estocável, homogeneidade e integração com outros serviços.
Confiabilidade, presteza, segurança, empatia e tangibilidade.
A prova de choques, precisão, integração, conexionalidade e anti-violência.
Ser inquebrável, honestidade, permitir recomeço, haver promoções e rigor na execução.
Amizade, facilidade de uso, pontualidade, auto-suficiência e recarregabilidade.
Muitos fabricantes acham que o seu trabalho está encerrado depois que o produto sai de suas instalações. Eles devem tomar cuidado com a maneira como o produto é levado para outros países e devem observar atentamente o problema de distribuição do produto ao usuário final. Uma solução adotada recentemente pela APEX-Brasil foi criação de CD´s (Centros de Distribuição). Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Os CD´s são instalados nos portos e aeroportos internacionais, em quase todas as capitais do Brasil, para a exposição dos produtos brasileiros certificados para exportação.
Em alguns casos, como o CD instalado em Miami, os impostos de importação devidos ao fisco do país importador só são recolhidos no momento em que as mercadorias despachadas do Brasil deixam o armazém para serem vendidas em lojas ou supermercados.
Um dos graves problemas dos CD´s é a proliferação de dispositivos eletrônicos com alta capacidade de armazenagem de produtos e serviços, chamados de MP4 (Multiplicação de Produtos nos 4 cantos do mundo).
Uma característica marcante de um CD é a sua capacidade de apresentar a cultura nacional como complemento as atividades da diplomacia brasileira.
O uso de CD´s só é possível mediante a organização de APL´s (Arranjos Produtivos Locais) voltados exclusivamente para a produção e internacionalização de produtos e serviços.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}