Listagem de Questões sobre Geral
Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos e a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente. As feiras constituem ótima oportunidade de aproveitamento da relação custo/benefício se a empresa planejar criteriosamente sua participação no mercado pretendido. Além do trabalho realizado pela APEX-Brasil, as empresas brasileiras podem contar com o apoio da Divisão de Operações de Promoção Comercial e da Divisão de Feiras e Turismo, do Ministério das Relações Exteriores. Eles são responsáveis pelo BrazilTradeNet, que é:
comparado ao ComprasNet. A diferença é que ele é usado por empresas internacionais que querem vender para o Brasil.
um sistema de informações com foco na pauta de importações brasileiras e exposição de exportadores estrangeiros interessados em vender para o Brasil.
um sistema de busca para pesquisa sobre feiras, missões, eventos promocionais no Brasil e no exterior e seminários organizados pelo governo brasileiro, além de informações sobre comércio exterior.
uma confraria de empresários exportadores brasileiros que reúnem-se a cada ano para analisar o cenário do comércio exterior brasileiro e suas perspectivas
um sítio na Internet, na forma de blog, para intercâmbio de informações qualitativas sobre mercados de exportação e experiência dos exportadores brasileiros.
O contrato de câmbio de exportação é um instrumento legal e oficial, padronizado pelo Banco Central, no qual se identificam as características completas da operação, tendo o vendedor (exportador) o compromisso de entregar a moeda estrangeira ao comprador (banco) no prazo pactuado, e este a obrigação de efetuar ao pagamento ao vendedor em moeda nacional, ajustado através da precificação da taxa de câmbio livremente pactuada entre as partes. Quais são as 2 etapas para cumprimento das obrigações contratuais pelo vendedor?
1º: Entregar ao comprador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Receber do agente importador os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda nacional no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao agente aduaneiro os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do importador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira antecipada ao vencimento da obrigação no exterior.
1º: Entregar ao comprador (banco) os documentos comprobatórios de embarque da mercadoria ou declaração do exportador no prazo pactuado. 2º: Efetuar a entrega da moeda estrangeira no respectivo vencimento da obrigação no exterior.
O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.
Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.
Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema permite a identificação de oportunidades comerciais em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.
As informações poderão ter como foco o Brasil ou determinado Estado brasileiro de um lado, e de outro, um determinado país ou conjunto de países. As buscas poderão ser conjugadas, de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos.
Ao acessar o Sistema, o usuário poderá obter diversas informações sobre aquele produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.
Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por semana, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. A última semana disponível é apresentada como o "padrão" nas consultas, entretanto, semanas anteriores também podem ser consultadas.
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa tipo de consulta permitido pelo Sistema.
Totais Globais: informa os totais acumulados, em US$ FOB e Kg Líquido de todos os anos do período republicado (desde 1889), na ordem do ano mais antigo para o mais recente.
Totais por Capítulos: esta opção apresenta a totalização por capítulo do Sistema Harmonizado, como um todo (Total Brasil) ou combinado com uma ou mais variáveis.
Períodos: podem ser escolhidos até 3 períodos mensais ou acumulados dentro de todo período disponível
Classificação por Valor: o ordenamento decrescente dos valores em dólares. Quando não solicitada, a classificação, o resultado da pesquisa é apresentado em ordem do código crescente da variável.
Apresentação do Resultado da Pesquisa: o sistema apresenta como resultado automático, telas que podem ser impressas ou simplesmente lidas.
Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de empresas maquiladoras.
São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.
As empresas maquiladoras existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994. Elas são assim chamadas porque dedicam-se a produzir produtos similares a originais consagrados, em um processo chamado de "maquilagem"
São empresas que, a partir de peças fielmente copiadas a partir de um original, criam produtos similares e vende-os no "mercado paralelo" como se fossem originais.
São empresas da área de cosméticos, dedicadas em produtos para maquilagem e beleza pessoal.
As empresas maquiladoras são aquelas líderes nos segmentos em que atuam e imprimem mudanças tecnológicas nos seus produtos, que serão copiados pelas demais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}