Questões sobre Ensino de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino de Ciências

#Questão 973904 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Não é uma habilidade desenvolvida, pelos estudantes, dentro da temática “Vida e Evolução”, na disciplina de Ciências:

A exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material em Ciências continua sendo fundamental. Ao longo desse percurso, percebe-se uma ampliação progressiva da capacidade de abstração e de autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, assim como o aumento do interesse dos alunos pela vida social e pela busca de uma identidade própria (BNCC, 2017). Essas características configuram-se, para os alunos, como possibilidades na formação científica, permitindo a elas:
I. Explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente;
II. Ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações;
III. Atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação.
Marque a opção na qual todas as assertivas estão CORRETAS: 

Como preconiza a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, no Ensino de Ciências, o processo investigativo deve ser entendido como elemento central na formação dos estudantes, em um sentido mais amplo, e cujo desenvolvimento deve ser atrelado a situações didáticas planejadas ao longo de toda a Educação Básica, de modo a possibilitar aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem. Sendo assim, o Ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam:

#Questão 973676 - Ciências, Ensino de Ciências, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências

Há diversas abordagens que podem ser utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Algumas são consideradas defasadas e até mesmo inadequadas, como a tradicional e a comportamentalista (ou behavorista); outras cuja popularidade no ensino vai e vem, como a construtivista, a sociocultural, a humanista e a sociointeracionista.
                     Linsingen. Metodologia de ensino de ciências e biologia. Florianópolis, 2010 (com adaptações).
Considerando as características dessas diferentes abordagens, assinale a opção que descreve a abordagem segundo a qual o processo de ensino-aprendizagem envolve o diálogo e grupos de discussão em temas geradores extraídos da prática de vida dos educandos. 

#Questão 973905 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Qual das habilidades descritas, a seguir, melhor se enquadra, nos conteúdos ligados a “Matéria e Energia”, para o Ensino Fundamental? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis