Questões sobre Ensino de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino de Ciências

Antes de estudar o sistema digestivo, é importante entender a composição de biomoléculas nos alimentos. Para isso, em uma aula prática de identificação de biomoléculas foram colocados em placas de Petri farinha de trigo, batata, frango, açúcar, sal, amido de milho, torresmo e aveia. Ao fazer uso do corante lugol, um corante à base de iodo, os alunos tinham que identificar a presença de amido por meio da mudança de coloração do corante nos alimentos.
Após a discussão em sala, os alunos identificaram a presença de amido

Estamos acostumados a ligar e desligar lâmpadas apertando interruptores. Porém, ao perguntarmos para discentes do Ensino Fundamental como uma lâmpada acende ao apertarmos um botão, as respostas variam de “não sei” a “eu entendi que preciso de energia para acender a lâmpada”.
Docentes poderão explicar alguns conceitos fundamentais sobre o tema a partir da montagem de um experimento de: 

#Questão 906736 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Um professor propôs um experimento a seus alunos no qual eles estudaram a permeabilidade de três diferentes tipos de solos: o argiloso, o arenoso e o humífero. Os alunos, além de observarem a passagem da água por cada um dos tipos de solo, pesquisaram em uma bibliografia específica sobre os seus componentes.
Com relação às conclusões dos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os solos podem conter partículas de argila, areia ou silte. A argila é formada por grãos menores que a areia. Esta última, por sua vez, é menor que o silte. A proporção entre esses componentes afeta as características do solo, entre elas a fertilidade. ( ) Solos arenosos são muito permeáveis. Os sais minerais e a matéria orgânica, os quais servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água. Ainda assim os solos arenosos continuam ricos em nutrientes. ( ) Solos humíferos são escuros, úmidos e ricos em matéria orgânica, o que os torna porosos, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 906744 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

O experimento conhecido como “gênio da garrafa” costuma causar grande impacto visual sobre os alunos e pode ser realizado, com segurança, pelo professor no ambiente de sala de aula. O experimento consiste em adicionar um pouco do catalisador permanganato de potássio (KMnO4 ) a uma garrafa contendo certo volume de peróxido de hidrogênio a 30%. No momento em que as substâncias entram em contato, ocorre a liberação de uma intensa fumaça, que parece um “gênio mágico” saindo da garrafa.
Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em

#Questão 906742 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Na atividade “O que diz a pirâmide alimentar: sua alimentação é balanceada e saudável?”, encontrada em um dos cadernos do aluno, publicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, há o desenho de uma pirâmide alimentar composta de 7 níveis. O primeiro deles, a base, mostra figuras humanas se exercitando, indicando a necessidade da prática diária de atividade física e controle de peso. O segundo nível, está dividido em dois grupos: pães e cereais, e sementes oleaginosas. O terceiro nível mostra frutas e legumes. Já o quinto nível, peixes e ovos.
Com relação à pirâmide alimentar descrita e as moléculas nutrientes que compõem os alimentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Na pirâmide, os alimentos estão posicionados por ordem de importância. Pães e cereais, alimentos energéticos, encontram-se no primeiro nível, já que seu consumo é mais importante do que o consumo de frutas e legumes. ( ) Embora nosso organismo não seja capaz de digerir e aproveitar as fibras de celulose, seu consumo ajuda a evitar problemas como prisão de ventre e câncer de cólon. As fibras estão presentes em alimentos de todos os níveis da pirâmide. ( ) O quinto nível da pirâmide mostra alimentos que fornecem substâncias com função estrutural, embora também atuem na defesa do organismo. Nesse nível também poderiam ser incluídos alimentos de origem vegetal, como os feijões.
As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis