Questões sobre Ensino de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino de Ciências

#Questão 906746 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Atualmente, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) define a biotecnologia moderna como “a aplicação da ciência e da tecnologia aos organismos vivos, bem como a partes, produtos e modelos dos mesmos, para alterar materiais vivos ou não vivos com finalidade de produção de conhecimentos, produtos e serviços”. (OECD, 2001)
Entre os processos biotecnológicos recentes, a biorremediação é aquele que utiliza organismos 

#Questão 906748 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Observe a seguir uma ilustração comumente usada nas aulas de ciências para representar a organização das partículas de uma substância nos diferentes estados físicos.
35.png (288×155) 
 Em relação a este tema, é correto afirmar que

#Questão 906749 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

A matriz elétrica brasileira é reconhecida como uma das mais limpas do mundo, como pode ser observado no gráfico a seguir, que mostra o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica.
34.png (287×284) 
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em

#Questão 906750 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Para o estudo da fotossíntese, uma professora realizou com a turma o seguinte experimento:
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo. 2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul. 3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela. 4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha. 5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima. 
33.png (386×325) 
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido

#Questão 903120 - Ciências, Ensino de Ciências, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPB - EF - ANOS FINAIS - CIÊNCIAS

O controle de microrganismos pode ser realizado com diferentes classes de produtos, cujos efeitos são específicos. Deste modo, o uso correto destes produtos é indispensável para que o resultado da higienização seja satisfatório.
Correlacione corretamente as colunas abaixo e assinale a alternativa que traz a sequência correta.
1. Esterilizante 2. Desinfetante 3. Conservante 4. Detergente
Produto ou equipamento capaz de reduzir a níveis seguros os microrganismos indesejáveis, matando-os. Produto ou equipamento capaz de matar ou remover todos os microrganismos de um ambiente, inclusive os mais resistentes. Produto com atividade estática, mas com o tempo pode causar a morte de alguns microrganismos. Em geral, mantém os níveis baixos de microrganismos. Produto composto aniônico, miscível em água. Ajuda a limpeza, mas não mata microrganismos em geral, apenas os remove vivos de um lugar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis