Questões de Ciência da Computação da ESAF

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Listagem de Questões de Ciência da Computação da ESAF

Segundo os componentes do ERM (Enterprise Risk Management) do COSO, a avaliação de riscos e a busca dos controles apropriados devem ser precedidos

#Questão 146878 - Ciência da Computação, Processos, ESAF, 2006, CGU, Analista de Finanças e Controle AFC

Analise as seguintes afirmações relacionadas a desenvolvimento estruturado.

I. Um DFD é composto por dois elementos gráficos. Um representa o fluxo de dados e os processos e o outro, o dicionário de dados.

II. Um diagrama de fluxo de dados - DFD é uma especificação em rede de um sistema e mostra os componentes ativos do sistema e as interfaces de dados entre eles.

III. Um processo pode transformar dados, modificando a informação contida nos dados.

IV. Um dicionário de dados em um DFD é desenhado como um par de linhas paralelas. A identificação do nome do arquivo encontra-se entre as duas linhas.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

#Questão 147439 - Ciência da Computação, Programação, ESAF, 2006, CGU, Analista de Finanças e Controle AFC

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de Programação de Computadores.

I. Uma instrução iterativa faz com que uma instrução ou uma coleção de instruções seja executada zero, uma ou mais vezes.

II. Cada subprograma tem um único ponto de entrada e o controle sempre retorna ao chamador quando a execução do subprograma é concluída.

III. Quando um parâmetro é passado por referência, o valor do parâmetro real é usado para inicializar o parâmetro formal correspondente, que, então, age como uma variável local no subprograma.

IV. O encapsulamento é uma estrutura de dados que consiste em um número inteiro e uma fila que armazena descritores de tarefas. O conceito de encapsulamento consiste na colocação de proteções em torno do código que acessa a estrutura para oferecer acesso limitado a uma estrutura de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Na Programação Orientada a Objetos é correto afirmar que uma Classe

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Programação Orientada a Objetos.

I. Uma mensagem em um objeto é a ação de efetuar uma chamada a um método. Por exemplo, para informar ao objeto "forno" para ele "esquentar", deve-se passar uma mensagem. Para mandar mensagens aos objetos utiliza-se o operador ponto, seguido do método que se deseja utilizar, por exemplo, forno.esquentar().

II. Os Atributos em Programação Orientada a Objetos são os elementos que definem a estrutura de uma Classe. Os atributos podem ser divididos em atributos de instância ou de classe.

III. O Polimorfismo é a criação de objetos que incorporam propriedades e métodos de outros objetos.

IV. A Abstração é o mecanismo utilizado para proteger o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados.

 Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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