Questões sobre Engenharia de Software

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia de Software

O SMP/E é a ferramenta básica para instalar e manter software em sistemas e subsistemas z/OS. Qual é o nome do arquivo temporário do SMP/E usado no processo de RECEIVE para armazenar os MCS (Modification Control Statements) para cada SYSMOD, enquanto aguardam a instalação?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada risco potencial de um projeto de software às técnicas de gerenciamento de risco correspondentes.

(1) Insuficiência e/ou problemas de pessoal

(2) Cronograma e orçamento não realistas

(3) Desenvolvimento das funcionalidades erradas

(4) Desenvolvimento de uma interface com o usuário errada

(5) Constante mudança de requisitos

(6) Problemas com componentes desenvolvidos por terceiros

(7) Insuficiência de desempenho

( ) Inspeção; análise de compatibilidade.

( ) Reúso de software; depuração dos requisitos; estimativas detalhadas de esforço e custo. ( ) Simulação; modelagem; instrumentação; ajuste fino.

( ) Prototipação; uso de cenários de uso; caracterização do usuário (funcionalidade, estilo, carga de trabalho).

( ) Políticas de atração de talentos; treinamento; consolidação da equipe.

( ) Uso de abstração e ocultação da informação; desenvolvimento incremental.

( ) Pesquisa com usuários; análise da organização cliente e da missão do produto; participação do cliente na elicitação de requisitos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Considere as seguintes afirmações sobre testes automatizados.

I - Pode-se usar um framework de automação de teste (como JUnit) para escrever e executar testes de seu programa. Frameworks de testes unitários fornecem classes de teste genéricas que se podem estender para criar casos de teste específicos. Eles podem, então, executar todos os testes que foram implementados e informar, muitas vezes por meio de alguma interface gráfica, sobre o sucesso ou o fracasso dos testes. Um conjunto inteiro de testes frequentemente pode ser executado em poucos segundos e assim é possível executar todos os testes cada vez que é feita uma alteração no programa.

II - Têm tipicamente três partes: (i) uma parte de configuração, em que se inicia o sistema com o caso de teste, ou seja, as entradas e saídas esperadas; (ii) uma parte de chamada, quando se chama o objeto ou método a ser testado; e (iii) uma parte de afirmação (ou asserção), em que se compara o resultado da chamada com o resultado esperado. Se a afirmação avaliada for verdadeira, o teste foi bem-sucedido; se for falsa, o teste falhou.

III - Às vezes, o objeto que está sendo testado tem dependências em outros objetos que podem não ter sido escritos ou que atrasam o processo de teste quando são usados. Por exemplo, se o objeto chama um banco de dados, isso pode implicar um processo lento de instalação, antes que possa ser usado. Nesses casos, pode-se decidir usar um mock object. Mock objects são objetos com a mesma interface que os objetos externos usados para simular sua funcionalidade. Da mesma forma, mock objects podem ser usados para simular operações anormais ou eventos raros.

Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmativas sobre histórias de usuário e casos de uso.

I - Ambos são representações de requisitos a serem atendidos por um software.

II - Ambos são permanentes e devem ser mantidos junto ao software ao longo de toda a vida.

III - Casos de uso documentam um acordo entre cliente e equipe de desenvolvimento sobre requisitos. Histórias de usuário são usadas para planejar e são lembretes de conversas nas quais detalhes sobre requisitos devem ser obtidos.

IV - Um caso de uso pode corresponder a muitas histórias, e um épico corresponde a um caso de uso.

Quais estão corretas?

Acerca da técnica de Análise de Ponto de Função (APF), considere as seguintes afirmativas.

I Um dos fatores de ajuste de valor (VAF, value adjustment factors) usados no cálculo APF é a complexidade e quantidade de requisitos funcionais especificados para o software.

II A quantidade de Arquivos de Interface Externos (external interface files) é usada para o cálculo APF de um software.

III Cada arquivo de interface externo é um agrupamento lógico de dados que reside fora da aplicação, mas fornece dados que podem ser usados pela aplicação.

Está(ão) correta(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis