Questões sobre Engenharia de Software

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia de Software

Uma dada classe VideoClipe de um software de edição de vídeo contém um conjunto de métodos para editar videoclipe. Contanto que cada método se concentre somente em atributos associados a videoclipe, qual característica de projeto orientado a objetos é mantida?

Acerca do tema refatoração de software, considere as afirmativas.

I A refatoração busca evoluir o projeto e código-fonte de um sistema de software para se alcançar alta coesão, isto é, suas classes devem possuir conjuntos extensos de responsabilidades.

II A refatoração busca evoluir o projeto e código-fonte de um sistema de software para alcançar baixo acoplamento, isto é, a colaboração entre as classes deve ser mantida em um nível mínimo aceitável.

III A refatoração é o processo de mudar um sistema de software de tal forma que não altere o comportamento externo do código-fonte, embora melhore sua estrutura interna.

Está(ão) correta(s)

Com respeito ao assunto processo de software, considere as seguintes afirmativas:

I Na Programação Extrema (Extreme Programming), o projeto (design) arquitetural é encarado como algo transitório que pode e deve ser continuamente modificado conforme a construção prossegue.

II No Scrum, as sprints consistem em unidades de trabalho solicitadas para atingir um requisito estabelecido no registro de trabalho (backlog) e que precisa ser ajustado dentro de um prazo já fechado (janela de tempo).

III No Scrum, o ScrumMaster assume o papel de gerente de projetos da equipe ágil sendo, por exemplo, responsável por controlar os prazos e atribuir itens do backlog para cada membro da equipe.

IV O Espiral é um modelo de processo de software evolucionário que une a natureza iterativa da prototipação aos aspectos gerenciais dos métodos ágeis.

Estão corretas

Considere as seguintes afirmações sobre alguns fundamentos de Análise de Sistemas orientada a objetos.

I - Classe é um conceito orientado a objeto que encapsula dados e abstrações procedurais necessárias para descrever o conteúdo e o comportamento de alguma entidade do mundo real. Podese dizer que classe é uma descrição generalizada que descreve uma coleção de objetos similares.

II - Superclasse é a generalização de um conjunto de classes a ela relacionadas.

III - Subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse e não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos.

Quais estão corretas?

Há vários modelos de processo de software, sendo que cada um define um fluxo de processo que invoca cada atividade do desenvolvimento de forma diversa. O modelo ____________, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, é um exemplo de processo dirigido a planos, pois deve-se planejar todas as atividades (estágios) do processo antes de começar a trabalhar nelas. Em princípio, o estágio seguinte não deve ser iniciado até que o estágio anterior seja concluído, mas na prática este processo não é um modelo linear simples, envolvendo o feedback de um estágio a outro. Assim os documentos e artefatos produzidos em cada estágio podem ser modificados para refletirem as alterações em cada um deles. Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documentação é produzida em cada estágio do ciclo. Desta forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos e, por isso, deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis