Listagem de Questões sobre COBIT
No Cobit 4.0,
I. o domínio Planejar e organizar aborda táticas e estratégias para identificar a melhor forma de como a TI irá ajudar no atingimento dos objetivos organizacionais.
II. processos, tais como, Identificar soluções automatizadas, Gerenciamento de mudanças e Habilitar operações e uso, integram o domínio Adquirir e Implementar.
III. o estabelecimento de um framework de governança, situado no domínio Entrega e Suporte, inclui, a definição das estruturas organizacionais, processos, lideranças, papéis e responsabilidades para garantir que os investimentos da organização em TI estarão alinhados e entregues de acordo com as estratégias e objetivos.
IV. o domínio Monitorar e Avaliar inclui processos para gerenciamento efetivo da performance de TI; o monitoramento de exceções, resultados de auto-avaliações e revisões de terceiros; e de revisão independente para garantir a conformidade com leis e órgãos reguladores.
Está correto o que se afirma, APENAS, em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Sobre a influência do COBIT nos diferentes tipos de usuário, considere:
I. Alta Direção: Para obter valor dos investimentos de TI, balancear os riscos e controlar o investimento em um ambiente de TI às vezes imprevisível.
II. Executivos de negócios: Para substanciar suas opiniões e/ou prover recomendações sobre controles internos para os executivos.
III. Executivos de TI: Para prover os serviços de TI de que o negócio precisa para suportar a estratégia de negócios de maneira controlada e gerenciada.
IV. Auditores: Para assegurar que o gerenciamento e o controle dos serviços de TI oferecidos internamente e por terceiros estejam funcionando de modo adequado.
Está correto o que se afirma em
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Segundo o COBIT, para responder aos requisitos de negócio de TI, a organização precisa investir nos recursos necessários para criar um modelo adequado de capacidade técnica. Um dos recursos de TI, identificados no COBIT, pode ser definido como:
As aplicações são os sistemas automatizados do usuário e procedimentos manuais que processam a informação.
Melhor alinhamento, baseado em um foco de negócios.
Propriedade clara e responsabilidades, com base na orientação do processo.
Aceitação geral com terceiros e órgãos reguladores.
Entendimento compartilhado entre todos os interessados (stakeholders), com base em uma linguagem comum.
O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI:
ter sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estáveis, com boa relação custo-benefício e que atendam os requisitos atuais e futuros do negócio.
ser ágil em atender aos requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as aplicações nos processos de negócio.
sustentar ou estender a estratégia de negócio e os requisitos de governança e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefícios, custos e riscos.
ser ágil em resposta à estratégia de negócio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de Governança e fornecer pontos de contatos definidos e competentes.
melhorar continua e visivelmente a relação custo-benefício da TI e sua contribuição para a lucratividade do negócio com serviços integrados e padronizados que atendam às expectativas do usuário final.
Assegurar que a solicitação, a emissão, a suspensão, a modificação e o bloqueio de contas de usuário e dos respectivos privilégios sejam tratados por procedimentos de gestão de contas de usuário. No domínio Entregar e Suportar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo
Gerenciar problemas.
Identificar e alocar custos.
Garantir a segurança dos sistemas.
Gerenciar os serviços terceirizados.
Assegurar a continuidade dos serviços.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}