Questões de Biologia da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da FCC

#Questão 83877 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

#Questão 83878 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).

I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.

II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.

III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 83879 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.

I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.

II. As crianças têm o direito de aprender ciências.

III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.

IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 83880 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor

#Questão 83882 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis