Questões sobre Qualidade de vida das populações humanas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Qualidade de vida das populações humanas

Sabemos que o acesso ao saneamento básico no Brasil não é uma realidade acessível a todos. De acordo com o Ranking do Saneamento Básico 2019, do Instituto Trata Brasil, o país ainda tem quase 35 milhões de pessoas sem acesso a água tratada, 100 milhões sem coleta de esgoto (representando 47,6 % da população) e somente 46% do esgoto é tratado no Brasil. O saneamento básico é questão de saúde pública. Das alternativas abaixo, qual a melhor descreve doença ligada a falta de saneamento básico?

Existem diversos métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada, bem como infecções sexualmente transmissíveis. Entre eles, há os chamados "métodos de barreira" como: 

Em um laboratório especializado em diagnóstico para COVID-19, foram realizados exames de três pacientes: J.A., que teve uma infecção por COVID-19 no passado e se recuperou; M.B., que está na fase inicial da infecção apresentando sintomas e A.C., que nunca teve a doença, teve contato há três dias com um parente com a doença, mas ainda não apresenta sintomas. A tabela a seguir demonstra os resultados dos exames dos três pacientes.


Imagem associada para resolução da questão


Provavelmente, J.A., M.B. e A.C. são, respectivamente, os pacientes:  

Casos de sarampo aumentam 79% no mundo na pandemia, dizem OMS e Unicef
Os casos de sarampo aumentaram 79% em todo o mundo nos primeiros dois meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Houve registro de 17.338 casos de sarampo entre janeiro e fevereiro deste ano. Nos mesmos meses de 2021, 9.665 foram diagnosticadas com a doença. "O sarampo é mais do que uma doença perigosa e potencialmente mortal. É também uma indicação precoce de que existem lacunas em nossa cobertura global de imunização, lacunas que as crianças vulneráveis não podem arcar", afirmou Catherine Russell, diretora executiva do Unicef.
Fonte: https://www.metropoles.com
Em programa de campanha vacinal, o Brasil realizou em 30 de abril de 2022 a Campanha do Dia D da vacinação contra o sarampo.
Dentro desse contexto, qual o agente etiológico do sarampo?
Marque a alternativa CORRETA.

“O Rio Grande do Sul tem 434 cidades infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. O número representa 87,3% do total de municípios do estado. De acordo com a SES, atualmente, são 1.715 casos confirmados da doença, sendo que 1.527 são autóctones, ou seja, contraídos no estado” (Fonte: G1 Rio Grande do Sul. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/03/23/rs-tem-cerca-de-90percent-dos-municipios-infestados-pelo-mosquito-aedes-aegypti-diz-ses.ghtml). Sobre a dengue, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O risco de desenvolver sintomas graves na infecção primária é maior do que na secundária.


( ) O vírus infecta o mosquito quando este se alimenta de sangue de doente, permanecendo em suas glândulas salivares, onde se prolifera.


( ) Novos casos da doença ocorrem com maior frequência em épocas quentes e de alta umidade.


( ) Apenas a fêmea do mosquito Aedes aegypti é capaz de transmitir o vírus.


( ) A vacina fornece imunidade duradoura, mas não simultânea para os quatro sorotipos virais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis