Questões sobre Divisões da Linguística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Divisões da Linguística

Como toda e qualquer língua viva do mundo, a língua portuguesa também recebeu, tem recebido, recebe e receberá contribuições lexicais de diferentes línguas. Essas contribuições são tradicionalmente classificadas como

#Questão 1133394 - Linguística, Divisões da Linguística, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Anos Iniciais/Finais

A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra fonologia é oriunda do grego: phonos = voz/som e logos = palavra/estudo. Estuda também a função que os sons da língua desempenham no sistema de comunicação linguística, sua organização e classificação. Seu principal objeto de estudo são os fonemas, menor unidade sonora das palavras.

(https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-quee-fonologia.htm)

Com base nisso, identifique a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA: 

#Questão 1134145 - Linguística, Divisões da Linguística, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa

Para responder à questão, leia o texto em que Alfredo Bosi comenta a prosa de Guimarães Rosa e ilustra com trecho do próprio escritor:


   Sujeito e objeto opõem-se na aparência, mas no fundo partilham de algo infinitamente mutável: o devir:

   “É e não é. O senhor ache e não ache. Tudo é e não é… Quase todo mais grave criminoso feroz, sempre é muito bom marido, bom filho, bom pai, e é bom amigo-de-seus-amigos! Sei desses. Só que tem os depois – e Deus, junto. Vi muitas nuvens.

     Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.”


(Alfredo Bosi, História concisa da literatura brasileira, 2015)
Do ponto de vista da análise linguística, a relação entre sujeito e objeto materializa-se com

#Questão 929952 - Linguística, Divisões da Linguística, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Analise o fragmento a seguir, dito por uma professora a um aluno indisciplinado em sala de aula.
“— Senhor Bernardo, queira, por favor, ir para a sala da coordenação e explicar lá o porquê de o senhor ter sido retirado de sala.”
Assinale a opção que indica a pergunta, referente a esse fragmento, que se relaciona aos conhecimentos pragmáticos.

Compreendemos a linguagem como um fenômeno que nos capacita para a comunicação. A correta aprendizagem da linguagem verbal contribui para o entendimento de conteúdos indispensáveis na formação do alunado. Ademais, ainda existe a chamada linguagem não verbal que apresenta a mesma relevância em sala de aula, principalmente, ao longo dos desafios que cada geração apresenta ao chegar em idade escolar. Sobre linguagem verbal e não verbal, analise as afirmativas a seguir.
I. Um texto narrado e um debate em sala de aula são considerados linguagem verbais.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma linguagem verbal.
III. A linguagem em Braile é uma forma de comunicação não verbal.
IV. Uma placa de sinalização que contém uma figura é exemplo de linguagem não verbal.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis