Questões sobre Origem e evolução da vida

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Numa visa?o global, percebe-se que os seguintes segmentos da Biotecnologia Marinha apresentam promissores campos de atuac?a?o:

Busca de fa?rmacos – o potencial e? ta?o promissor que apenas quatro produtos naturais marinhos em fase de ensaios cli?nicos apresentam um valor de mercado superior a um bilha?o de do?lares.


Caracterizac?a?o do Estado da Arte em Biotecnologia Marinha no Brasil” / Ministe?rio da Sau?de, Organizac?a?o Pan-Americana da Sau?de, Ministe?rio da Cie?ncia e Tecnologia. – Brasi?lia: Ministe?rio da Sau?de, 2010. ISBN 978-85-334-1707-6 Ministe?rio da Sau?de. Adaptado.



No texto, explica-se o enorme potencial dos produtos naturais marinhos, em particular, os relacionados à(a)

Dia 5 de novembro de 2015. Brasil. Minas Gerais. Mariana. Bento Rodrigues. Barragem de Fundão. Samarco. Às 15h ocorre um tsunami de lama. Cerca de 32 milhões de m3 de rejeitos são lançados ao meio ambiente. O primeiro local atingido foi o córrego de Santarém. Em seguida, o tsunami chegou ao Rio Gualaxo do Norte, percorrendo 55 quilômetros até seu afluente, o Rio do Carmo. Depois, mais 22 quilômetros, e a lama encontra o Rio Doce. Pelo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, os rejeitos foram carreados até sua foz, no município de Linhares, Espírito Santo, atingindo o Oceano Atlântico. Ao impactar um total de 663,2 quilômetros de recursos hídricos de dois estados – Minas Gerais e Espírito Santo, passando por 40 municípios -, a lama foi deixando um rastro de destruição.

Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2018/09/14/desastre -de-mariana-cientistas-analisam-os-impactos-ambientais-entre-os-quais-os-resultantes-da-devastacao-de-ecossistemas/. Acesso em: 07 mar. 2022. Adaptado.


Estão em curso até hoje estudos do impacto desse grave acidente ambiental. Muitos desses estudos são liderados pela Rede Rio Doce Mar, formada por um grande consórcio de instituições de ensino e pesquisa. Dentre os vários parâmetros a serem monitorados no ambiente marinho, estão os estudos microbiológicos das matrizes água, sedimento e biota (coral).

Para preservação e armazenamento dessas amostras microbiológicas, recomendam-se, respectivamente,

A abiogênese e a biogênese são importantes para a creditação do surgimento da vida em nosso planeta. Porém, o experimento que demonstrou que a vida tinha que ser formada a partir de outra vida foi confirmada pelos experimentos realizados por

Professor Polvo, documentário produzido em 2020 ilustra a beleza e a selvageria que estão presentes nas águas cristalinas de uma praia sul-africana. O filme ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 25 de abril de 2021. O longa apresenta a amizade do cineasta Craig Foster com um polvo fêmea, habitante de uma floresta subaquática na costa da África do Sul. A relação de confiança mútua entre humano e molusco foi acompanhada por cerca de um ano e sobreviveu às caçadas incessantes a lagostas e caranguejos e, até mesmo, a ataques de tubarões. O documentário traz muitas lições, entre elas amizade, respeito com a natureza e responsabilidade ambiental.
Fonte: https://www.impactounesp.com.br (modificado).
Na Zoologia dos invertebrados tem-se os polvos (cefalópodes) do grupo dos moluscos, que possuem sistema nervoso, sensorial e locomotor, altamente desenvolvidos. O sistema nervoso altamente desenvolvido dos cefalópodes não é igualável ao dos demais invertebrados, mas é comparável ao dos vertebrados.
Fonte: Rupert, Fox e Barnes (2005).
Diante dos textos acima, a que se relaciona o desenvolvimento do sistema nervoso desses animais?

#Questão 976114 - Biologia, Origem e evolução da vida, CEFET-MG, 2022, CEFET-MG, 2022 - CEFET-MG - Técnico Laboratório - Área Biologia

As Boas Práticas de Laboratório são uma série de diretrizes que devem ser seguidas para assegurar o bom funcionamento do ambiente laboratorial. Dentre essas diretrizes, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR) 10.004/2004 classifica os diferentes tipos de resíduos sólidos e semissólidos em duas classes: I e II; sendo a última, subdividida em IIA e IIB.
Associe, conforme a ABNT 10.004/2004, as Classes de Risco aos seus respectivos exemplos.

CLASSES DE RISCO (1) Classe I (2) Classe IIA (3) Classe IIB
EXEMPLOS ( ) aço ( ) papéis ( ) entulho ( ) lubrificantes ( ) óleo mineral ( ) sucata de ferro ( ) matéria orgânica ( ) produtos químicos

A sequência correta é

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