Questões sobre Origem e evolução da vida

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Origem e evolução da vida

Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista francês autor do livro Philosophie Zoologique, publicado em 1809. Em seu trabalho, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e se transformam em outras espécies. O modo pelo qual ele imaginava as espécies diferia fundamentalmente das ideias de Darwin e do conceito moderno. Sobre as premissas de Lamarck, analise as afirmativas a seguir.
I. Lamarck supunha que as linhagens de espécies persistiam indefinidamente, mudando de uma forma para outra; no seu sistema, as linhagens não se ramificavam nem se extinguiam. II. Para Lamarck existia uma “força interna” – algum tipo de mecanismo desconhecido no interior do organismo que o levava a produzir uma prole levemente diferente de si próprio. O acúmulo de mudanças ao longo de gerações levaria a uma linhagem visivelmente transformada originando, talvez, uma nova espécie. III. À medida que um organismo se desenvolve, ele adquire muitos caracteres individuais devido à sua história particular. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se essas modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
Está correto o que se afirma em

A preocupação em explicar a natureza vem desde os primórdios da humanidade, quando as principais questões se referiam às forças da natureza e à morte. Todavia, as explicações iniciais eram amparadas em conhecimentos míticos, dogmáticos ou filosóficos. Foi somente no século XVI que o método científico – explicações baseadas na observação científica e na investigação aliada ao raciocínio – tornou-se proeminente. As etapas a seguir representam a estrutura lógica do método científico; observe.
Imagem associada para resolução da questão

Sobre a representação do método científico evidenciado no esquema, assinale a afirmativa correta. 

Admitia a existência de uma base física da hereditariedade no sêmen produzido pelos pais. Propôs que tanto o pai quanto a mãe eram responsáveis pela liberação de material hereditário para as novas gerações, pela mistura de sangues (purificado) e sangue menstrual feminino. Além disso, sua teoria sustentava que a contribuição do macho e da fêmea eram diferentes. O sêmen do macho fornece o princípio gerador da forma (eidos), enquanto o sangue menstrual (catamenia) da fêmea é a substância informe a ser moldada pelo sêmen. Ainda, seu postulado aborda a existência de uma luta, como competição, entre as substâncias seminais do macho e da fêmea. Quando predominava o material masculino, nasceria um menino.
(Jane Beatriz Kruk, 2009.)
A descrição fornecida se refere à seguinte teoria:

#Questão 973565 - Biologia, Origem e evolução da vida, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Biologia

O filo Arthropoda é composto por diversos grupos de animais, como insetos, crustáceos, miriápodes e quelicerados. Sob a luz de novas descobertas, foi proposta uma hipótese de história evolutiva para o grupo, a qual é apresentada no diagrama a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, o táxon que agrupa os crustáceos é considerado um grupo taxonômico 

#Questão 973684 - Biologia, Origem e evolução da vida, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências

Estudando variações genéticas globais e medidas cranianas de diferentes regiões do mundo, cientistas sustentam que o Homo sapiens teve origem única: na África. Entretanto, a origem do homem moderno tem sido proposta por duas hipóteses antagônicas: a da origem única e a da origem multirregional.

Internet:<http://agencia.fapespe.br> (com adaptações).


Considerando o tema abordado no texto e assuntos correlatos, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis