Questões de Biologia do ano 2009

Listagem de Questões de Biologia do ano 2009

#Questão 82978 - Biologia, Meio Ambiente, FCC, 2009, TRT 7ª, Analista Judiciário

Associa corretamente as ações relativas ao meio ambiente e os seus significados:

Basicamente, as células podem ser classificadas como procariotas ou eucariotas. Várias características são exclusivas de um ou outro tipo celular. Analise as inferências sobre esses tipos de células e marque a correta:

A aplicação de um conjunto de técnicas para manipular o potencial genético das plantas é a definição básica de biotecnologia vegetal. O surgimento da biotecnologia vegetal se deu quando pesquisadores verificaram que plantas poderiam ser cultivadas fora do solo (como em hidroponia), desde que supridas de elementos essenciais, tais como, sais dissolvidos em soluções. Daí, sucessivamente, sacarose, vitaminas, entre outros compostos foram sendo testados em soluções, mas somente após a descoberta e entendimento dos hormônios vegetais tornou-se possível a cultura de órgãos e tecidos das plantas. Em relação às técnicas e outros assuntos pertinentes à biotecnologia vegetal, assinale a alternativa correta:

“Nada na biologia faz sentido, exceto pela luz da evolução.” Esta frase, título do artigo publicado em 1973, do século passado por Theodosius Dobzhansky, credita à evolução toda a sua relevância, teoria que fez há pouco, 150 anos. Entre os fenômenos biológicos associados à evolução, a especiação ocupa posição de destaque. Sobre especiação, assinale a afirmativa correta:

Para o trabalho em laboratório, regras básicas devem ser seguidas a fim de se evitar que acidentes de qualquer natureza ocorram. Entre essas regras, algumas formam um padrão a ponto de valer para todo tipo de laboratório, como, considerar todo equipamento infeccioso. Seguir tais regras, por si só, contribui para prevenir a iminente falha dos desavisados dentro de um laboratório. Outra regra fundamental, consiste em expor na porta do laboratório sinais de aviso, nos quais fiquem indicados os níveis de risco dos agentes em uso. Entre as regras descritas abaixo, assinale a única afirmativa correta: