Questões de Biologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2004

#Questão 83875 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de

#Questão 83876 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".

(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)

Segundo o texto

#Questão 83877 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

#Questão 83878 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).

I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.

II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.

III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 83879 - Biologia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.

I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.

II. As crianças têm o direito de aprender ciências.

III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.

IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.

É correto o que se afirma APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis