Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Segundo Santos e Ribeiro (2012), quando discorrem sobre as diversas atividades, ações e serviços desenvolvidos em bibliotecas, afirmam que “[…] compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário da biblioteca, como: endereço, horário de funcionamento, assim como atividades específicas voltadas a determinado segmento. Promove o uso dos recursos disponíveis e, para isto, desenvolve atividades de treinamento no uso do acervo, bases de dados e acesso a bibliotecas virtuais. Realiza e orienta atividades de pesquisa acadêmico/escolar e normalização de trabalhos científicos”.
Assinale a alternativa que identifica o nome desse serviço.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), relacionadas a estudos de usuários, baseadas em Cunha, Amaral e Dantas (2015).
( ) Estudo de usuários é a investigação que objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades e os hábitos de uso de informação dos usuários reais e/ou potenciais de um sistema de informação.
( ) A técnica do “Incidente Crítico” não pode ser aplicada em estudos de usuários.
( ) Dentre as inúmeras razões para realizar estudo de usuários estão a de necessidade de avaliar os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca e identificar os tipos de usuários e suas necessidades.
( ) Questionário é a técnica de coleta de dados que consiste em conversas orais, individuais ou em grupo, cuja pertinência, validade e confiabilidade é analisada na perspectiva dos objetivos da realização do estudo de usuários.
( ) Conhecer os usuários e as suas reações em relação ao prestador do serviço de informação não é fundamental para a qualidade dos serviços prestados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Grogan (1995), e muitos autores atuais, traçam uma sequência lógica de oito etapas encadeadas que constituem o processo normal de referência:
1. o problema. 2. a necessidade de informação. 3. a questão inicial. 4. a questão negociada. 5. a estratégia de busca. 6. o processo de busca. 7. a resposta.
Assinale a alternativa que indica corretamente a oitava etapa nesse processo.

A disseminação da informação, de acordo com Barros (2003), requer alguns serviços direcionados para algumas atividades disseminativas importantes e bem recebidas em diversas áreas do conhecimento, tanto na versão tradicional – os serviços impressos –, como na versão eletrônica, fazendo uso de mídias sociais, e isso para diferentes unidades de informação e usuários.
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses serviços.

Independentemente de sua categoria, as bibliotecas pertencem a uma organização maior.
Considerando os vários estudos sobre Planejamento de Bibliotecas, assinale a alternativa que apresenta a que deve estar intimamente sintonizado o estabelecimento dos objetivos das bibliotecas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis