Questões de Biblioteconomia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2025

A catalogação de recursos bibliográficos de obras com múltiplos autores segue algumas diretrizes. Segundo Ribeiro (2004), para mais de ________ autores, acompanhados de mais de _______ colaboradores, entrada pelo título, transcrição apenas do primeiro autor e do primeiro colaborador, mas entrada secundária só para o primeiro autor, e para o _________ por se tratar de entrada principal pelo título.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Segundo Dias (2007), ao indexador humano caberia a indexação de coleções pequenas e especializadas, em que se pode adotar grande especificidade e esperar uma alta precisão na busca de informações. Assim, o processo de análise de assunto, do ponto de vista do indexador, é iniciado pela fase de:

Le Coadic (1996) apresenta em seu livro a definição e escopo da Ciência da Informação. Discute o conceito de informação como característica essencial no mundo contemporâneo, bem como os processos de criação, organização, armazenamento, disseminação e uso da informação. Em relação à informação, analise as assertivas abaixo:

I. Explosão da informação: fundamenta-se o progresso técnico e social no poder criativo da linguagem e do raciocínio lógico que daí resulta, pode-se compreender a importância da comunicação verbal da informação.
II. Fluxo da informação: a conjunção de dois fenômenos conduz ao aparecimento de fluxos de informação muito elevados, isto é, à circulação de consideráveis quantidades de informação por unidade de tempo.
III. Informação: conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.

Quais estão corretas?

Camargo e Vidotti, no artigo, “Arquitetura da informação para repositórios científicos digitais”, entendem que a Arquitetura da Informação

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan et al. no artigo, Taxonomia facetada como interface para facilitar o acesso à informação em bibliotecas digitais, reflete que uma vantagem do uso da taxonomia é que sua estrutura em árvore mostra, em seus primeiros níveis, os conhecimentos mais genéricos. Já nos níveis mais avançados (nos "ramos"), encontram-se 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis