Questões de Biblioteconomia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2025

Sobre as classificações documentárias, conforme Souza (2010), analise as assertivas abaixo:

I. A CDD e a CDU são classificações documentárias (não mais chamadas de bibliográficas), voltadas para o uso em bibliotecas ou para o uso bibliográfico, ou seja, para indexação e descrição minuciosa dos conteúdos dos documentos.
II. A CDD surgiu como uma classificação direcionada para a organização de bibliotecas e a CDU como uma classificação para o uso bibliográfico.
III. As classificações documentárias devem ser apenas enumerativas.

Quais estão INCORRETAS?

Segundo Oliveira (1985), todas as funções de Marketing da biblioteca requerem pelo menos duas qualidades genéricas: _________ e _________, que revelam o nível de prontidão e compreensão, bem como o cometimento à ação.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Conforme Paranhos (2004), a informatização de bibliotecas e similares depende de decisões sobre as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) quanto a software operacional, software aplicativo, software gerenciador de banco de dados, equipamentos e rede de comunicação. Sendo assim, o projeto de informatização de bibliotecas deve considerar a gestão de dados bibliográficos com a participação essencial de profissionais bibliotecários. Recomenda-se, de início, a aderência aos seguintes padrões como a principal diretriz para o projeto, EXCETO:

Oliveira (1985) apresenta os vários aspectos da técnica de marketing e sua aplicabilidade ao contexto das bibliotecas. Desse modo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O propósito da análise de mercado é definir o público e determinar suas necessidades e desejos, e estas informações podem ser obtidas através de pesquisa de comportamento, “surveys”, observação direta, experimentação, etc.
( ) Um dos aspectos do marketing que pode ser aplicado com sucesso em bibliotecas é a segmentação. A segmentação do mercado em bibliotecas oferece uma perspectiva para identificar e servir mais efetivamente o público da biblioteca.
( ) Análise de Recursos significa saber quais são nossas principais forças e fraquezas (serviços, pessoal, instalações) e quais são as oportunidades para expandir nossos recursos.
( ) Os bibliotecários, ao divulgarem suas bibliotecas ou serviços através de cartazes, programações especiais, notícias em rádio e jornais, estão realizando por completo o processo de marketing.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre o sinal gráfico das tabelas auxiliares da CDU, assinale a alternativa que representa subdivisões comuns da tabela 1e de lugar, conforme Souza (2010).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis