Questões de Biblioteconomia do ano 2010

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Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2010

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

110 A relevância da informação depende da necessidade de informação do indivíduo. No entanto, a necessidade de informação é dinâmica, mas a relevância da informação não se altera à medida que o indivíduo interage com o sistema de informação.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Sistemas de recuperação de informação que adotam a abordagem cognitiva aplicam o princípio da equivalência, segundo o qual a representação da necessidade de informação do usuário e a representação dos documentos são equivalentes.

Um usuário, a partir de suas necessidades de informação, dá inicio ao processo de busca e recuperação da informação. O Bibliotecário de Referência, ao qual nesse momento cabe a responsabilidade de indexador, se vale da compreensão da demanda para trazer da base de dados, na forma do pedido de informação, a resposta mais adequada possível às necessidades desse usuário. Lancaster ressalta que são fatores importantes para essa atividade:

Um usuário interessado no assunto "o lugar das mulheres no direito de família" faz uma pesquisa usando os termos "mulheres" e "direito de família" em uma base de dados. O resultado inclui tanto documentos sobre o direito de família que se ocupa das mulheres, como também itens sobre mulheres que atuam no direito de família. É possível concluir que a base de dados usa uma indexação

Para suprir as necessidades de informação dos usuários, as atividades do setor de referência ou informação abrangem desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O programa governamental GESAC, do Ministério das Comunicações, visa promover ou ampliar o processo de inclusão digital e acesso à Internet em instituições públicas de ensino, instituições públicas de saúde, unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, bem como em entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

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