Questões sobre Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos

A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.

O planejamento do trabalho dos auditores independentes não deve levar em conta a existência e a participação de auditores internos. Em contrapartida, a auditoria independente deve orientar seus trabalhos para as áreas indicadas e priorizadas pela auditoria interna.

O auditor está elaborando seu planejamento de auditoria para a empresa NovaData S.A, cliente novo da carteira. Em seu planejamento inclui:

I. Ter conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e seu grau de confiabilidade.

II. Identificar a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.

III. A forma de utilização dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos.

Está correto o que se afirma em

Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho de auditoria.

De acordo com a estrutura conceitual da análise de risco do tipo COSO, é imprescindível a existência de controles internos para o cumprimento das metas e objetivos da entidade. Caso se detecte potencial de risco na obtenção desses objetivos, poderá o controle interno atuar como a auditoria interna.

Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente por meio do conhecimento da efetiva estruturação e funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar, com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento de auditoria objetiva a elaboração do programa de auditoria. Nessa fase, a equipe de auditoria deve buscar, por meio de fontes internas e externas, elementos que permitam o pleno conhecimento da organização que se vai auditar. Como exemplo de fontes internas citam-se as secretarias de controle externo e a secretaria de controle interno.

Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes

O auditor independente deve, no planejamento da auditoria, considerar a ocorrência de fatos relevantes que possam afetar a entidade e a sua opinião sobre as demonstrações contábeis. O auditor independente deve, na fase de execução, efetuar a avaliação dos riscos de auditoria para que os trabalhos transcorram adequadamente, evitando a apresentação de informações errôneas no parecer de auditoria.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis