Questões sobre Fraude e Erro

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Listagem de Questões sobre Fraude e Erro

#Questão 660304 - Auditoria, Fraude e Erro, CESPE / CEBRASPE, 2008, TCE/AC, Analista de Controle Externo

A respeito de fraude e erro nos trabalhos de auditoria, assinale a opção correta.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com as normas de Auditoria, o termo fraude refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. O termo erro refere-se a ato não-intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis que resulte em incorreções dele. Marque a alternativa que caracteriza, respectivamente, um ato de fraude e um ato de erro:

Motivam as fraudes em contabilidade as intenções de lesão de interesses alheios. Das situações a seguir, assinale a que não caracterizaria fraude, segundo o entendimento do CFC.

#Questão 559288 - Auditoria, Fraude e Erro, FCC, 2007, TRE MS, Analista Judiciário

Fundamentado no conceito de fraude e de erro estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade:

I. O setor financeiro da empresa contratou empréstimo com carência de um ano, com juros de 4% a.a. e a analista do setor, cadastrou no sistema de reconhecimento dos encargos financeiros 4% ao mês, fazendo com que o sistema reconhece-se contabilmente, juros durante os doze meses na contabilidade da empresa, reduzindo o seu resultado.

II. O Diretor de Recursos Humanos da Empresa, tendo que contabilizar a saída de valores para o pagamento de funcionário, não registrado na empresa, efetuou um adiantamento de viagem em seu nome para obter os recursos do pagamento. Posteriormente baixou o adiantamento com notas de combustível e de táxi, visto que o seu cargo tem o benefício de reembolso destas despesas.

III. O almoxarifado recebeu ordens do departamento de faturamento/vendas, para agilizar a entrega de mercadorias ao consumidor em situações que o cliente não deseje levar a nota fiscal, recomendando que aquela unidade administrativa, guarde o documento e utilize-o para outra venda posterior, economizando assim tempo e gastos com impressos.

Estas afirmações referem-se, respectivamente, a

Quanto à conceituação de fraude e erro, considere as afirmações abaixo.

I. A empresa programa seu sistema para, na apuração da base de cálculo do ISS, desconsiderar notas fiscais de prestação de serviços de valores superiores a R$ 5.000,00.

 

II. O fiscal de tributos ao examinar o livro de registro de notas fiscais de serviços e apuração do ISS percebe que a empresa não escriturou a nota de número 111, mas o valor do tributo foi recolhido corretamente.

III. A empresa registra os serviços efetivamente formalizados através de contrato, sendo que os serviços de pequeno valor, recebidos em dinheiro, no caixa da empresa e sem emissão de notas fiscais, ficam em uma conta em nome do sócio.

As situações I, II e III constituem-se, respectivamente:

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