Listagem de Questões de Auditoria
Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.
A auditoria é um meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles para a administração, os investidores, o fisco e a sociedade. Com relação aos investidores, a auditoria oferece vantagens como apontar falhas na organização da empresa e nos controles internos e possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira das empresas.
O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esses riscos, o auditor deve testar todas as contas da contabilidade para verificar eventual superavaliação ou subavaliação. Para tanto, deve realizar os testes de auditoria. Julgue os seguintes itens, com relação a esses testes.
Devido aos riscos mencionados, o auditor deve direcionar seus testes para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras.
O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.
O auditor deve considerar três situações de eventos subseqüentes: os ocorridos entre a data do término do exercício social e a data da emissão do parecer; os ocorridos depois do término do trabalho de campo, com a conseqüente emissão do parecer, e a data da divulgação das demonstrações contábeis; e os ocorridos após a divulgação das demonstrações contábeis.
Quando os eventos ocorrerem após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tem de solicitar a sua inclusão por meio de ajustes, ainda que tais eventos sejam irrelevantes.
O auditor independente deve observar, na prestação de seus serviços, as normas e procedimentos de auditoria estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e, no que não for conflitante com estas, aqueles determinados pela CVM, CFC e pelo IBRACON. Em relação ao resultado do trabalho do auditor independente, realizado nas instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, marque a alternativa INCORRETA.
A realização do trabalho de auditoria pelo auditor independente não exclui, mas limita a ação supervisora exercida pelo Banco Central do Brasil.
O relatório de auditoria deve expressar a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis e respectivas notas explicativas.
O auditor independente deve observar as normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes para a auditoria das instituições financeiras.
O auditor independente deve emitir relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, inclusive sistemas de processamento eletrônico de dados.
Os auditores independentes devem manter à disposição do BACEN, pelo prazo mínimo de cinco anos, relatórios de auditoria, papéis de trabalho e o contrato de prestação dos serviços.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}