Listagem de Questões de Auditoria
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria, interna e externa, adotados no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Por normas de auditoria são entendidas as regras estabelecidas pelos órgãos reguladores da profissão contábil, em todos os países, com o objetivo de regulamentar o exercício da função do auditor independente, estabelecendo orientação e diretrizes a serem seguidas por esses profissionais no exercício de suas funções.
Acerca da auditoria interna da auditoria externa e de seus procedimentos, julgue os seguintes itens.
A auditoria interna possui independência profissional.
No setor público, o auditor deverá orientar-se apenas pelos dispositivos estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo sistema de controle interno do Poder ao qual serve.
As normas de auditoria constituem um manual técnico e analítico de procedimentos a serem seguidos, obrigatoriamente, pelo auditor, sob pena de lhe ser proibido o exercício profissional, caso não as observe.
Entre os princípios éticos profissionais que fundamentam a profissão de auditor, elenca-se a independência como condição primordial do trabalho. Assim, todo auditor deve ser absolutamente independente e imparcial na interpretação de tudo que lhe for apresentado, atestando a cada dado um pronunciamento conclusivo. Para tanto, é vedado qualquer vínculo ou relação de trabalho entre o auditor e a entidade auditada nos últimos dois anos anteriores aos trabalhos de auditoria.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}