Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2006

Considere as afirmativas abaixo.

I. A agricultura foi sempre o tema de maior discórdia. Países em desenvolvimento querem fim de subsídios que distorcem os preços e o comércio de produtos, mas a UE e os EUA relutaram e fizeram propostas de redução do protecionismo consideradas insuficientes pelos países em desenvolvimento.

II. Bens industriais, de maior peso para os países desenvolvidos, foram os bens mais negociados na Rodada do Uruguai, na década de 1990. A UE e os EUA queriam propostas mais avançadas de corte nas tarifas por parte dos parceiros em desenvolvimento.

O resultado da posição dos países a que as afirmativas se referem pode ser associado:

Na Região Nordeste:

I. Desde que a soja passou a ser efetivamente cultivada no país, a região tem se mantido na liderança da produção desse produto na agricultura brasileira e os estados de Maranhão e Piauí respondem por cerca de 95% da produção regional.

II. Três estados − Bahia, Maranhão e Piauí −, são responsáveis por quase toda a produção regional de soja. Nas áreas de cerrados destes estados, os padrões técnicos aplicados na produção assemelham- se ao da região Centro-Oeste.

III. A Bahia sozinha produz cerca de 75% da produção regional. No Maranhão, a grande área produtora são as regiões de cerrados do sul e no Piauí, onde a produção é ainda pequena, o destaque é a porção meridional do estado.

IV. Nas áreas onde a agricultura se apresenta bastante modernizada, começaram a surgir pressões com o objetivo de propor mudanças na divisão políticoadministrativa vigente: criação de um estado de São Francisco, no oeste da Bahia, de um estado do Gurguéia no sul do Piauí e do estado do Maranhão do Sul, na porção meridional do estado.

V. A cultura da soja ao se expandir para o sertão suplantou, pouco a pouco, cultivos comerciais como o do arroz, substituindo as lavouras de subsistências, a pecuária extensiva e incorporou espaços até então não utilizados para o uso agrícola.

É correto o que se afirma APENAS em:

No que se refere a Agenda 21, julgue os itens a seguir.

I A Agenda 21 global é um plano de ação estratégica aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992.

II A Agenda 21 brasileira tem sido criticada por não levar em conta o tema referente à redução das desigualdades sociais.

III No item informação, a Agenda 21 global trata da democratização do conhecimento e do acesso irrestrito à informática pelas populações carentes.

IV A Agenda 21 brasileira, que tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades de nosso país, foi aprovada na Eco-92, no Rio de Janeiro.

V Entre os temas destacados para a construção da Agenda 21 brasileira, constam: as cidades sustentáveis; a agricultura sustentável; a gestão dos recursos naturais.

VI A Agenda 21 global está estruturada a partir dos seguintes conceitos-chave: cooperação e parceria; educação e desenvolvimento individual; eqüidade e fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis; planejamento; Desenvolvimento da capacidade institucional e Informação.

Estão certos apenas os itens

Historicamente, a urbanização induziu o progressivo processo de concentração de pessoas nos centros urbanos. Essa concentração causou a densificação e a diversificação do uso do solo urbano. Considerando a ocorrência desse processo na Região Metropolitana de Goiânia, é CORRETO afirmar:

Do ponto de vista da hidrografia, o estado de Goiás é privilegiado, uma vez que no território goiano nascem rios pertencentes às principais bacias hidrográficas brasileiras. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis