Questões de Artes da CONSULPLAN

Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.

I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de nuances estéticas e ideológicas.

II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral.

III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da cenografia.

IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ponto, linha, forma, cor, luminosidade, espaço são elementos das artes visuais. Através da exploração desses elementos articulados, assinale a afirmativa correta.
  • A. O desenho é um elemento tradicional ensinado nas escolas, sem apresentar muitas possibilidades de aprendizado.
  • B. As imagens formadas através dos elementos das artes visuais não apresentam possibilidades de transmitirem movimento.
  • C. Relacionamos bidimensionalidade e tridimensionalidade, criando texturas, tonalidades, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimentos.
  • D. Se propõe à exploração de texturas, tonalidade, variações entre luz e sombras, valores cromáticos e movimento somente em suportes bidimensionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre a experiência estética é correto afirmar que
  • A. é vivenciada somente nas artes visuais, música e teatro.
  • B. é importante somente para aqueles que desejam se dedicar a profissões relacionadas à arte.
  • C. envolve a cognição, a emoção e a memória e acontece quando estamos em estado de estesia.
  • D. acontece igualmente, para qualquer pessoa, diante de uma obra de arte e somente a beleza faz parte da mesma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O teatro musicado foi o principal meio de difusão cultural, e também um importante espaço de produção e divulgação de música. No século XIX, através dele, muitos instrumentistas, cantores, regentes e compositores ganharam notoriedade. No Brasil, a opereta “Orfeu na Roça”, paródia ao “Orfeu no Inferno”, de Offenbach, estreou em 1868, com grande sucesso de público. A opereta “Orfeu na Roça” foi produzida pelo ator e dramaturgo brasileiro:
  • A. Luiz Otávio Barata.
  • B. Décio de Almeida Prado.
  • C. Francisco Correa Vasques.
  • D. Francisco de Assis Pacheco.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os gêneros do teatro musicado que se estabeleceram durante a segunda metade do século XIX, e que consagraram o Rio de Janeiro como polo dramático-musical da época, tinham como principal influência os espetáculos musicais europeus, tais como o teatro de revista, a opereta, a mágica e a burleta. Em relação ao teatro musicado no Brasil, na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que:
  • A. Eram espetáculos destinados à elite e a música se restringia ao erudito.
  • B. Os personagens e as situações retratadas eram tipicamente europeus, seguindo os textos originais.
  • C. Na música havia uma mistura entre o clássico e o popular, que dava visibilidade às diferentes camadas sociais.
  • D. Deram forte impulso para música clássica europeia, dando acesso às diferentes camadas sociais a espetáculos teatrais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Espetáculo “O Homem de La Mancha”, escrito por Dale Wasserman, recebeu, em 2014, uma nova versão: foi contextualizado num hospício da década de 30, procurando referências mais próximas da nossa cultura, influenciado pela obra de Bispo do Rosário. O espetáculo “O Homem de La Mancha” foi adaptado no Brasil por:
  • A. Augusto Boal.
  • B. Benjamin Lima.
  • C. Miguel Falabella.
  • D. Nelson Rodrigues.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O álbum Ñande Reko Arandu – Memória Viva Guarani – contém 15 faixas, das quais as quatorze primeiras são exemplares do repertório de canções infantis e a última do repertório de xondaro (dança/luta) executadas pelos Guarani Mbya e Nhandeva das aldeias Rio Silveira (São Sebastião-SP), Sapucaí (Angra dos Reis-RJ), Morro da Saudade (Parelheiros-SP) e Jaexaá Porã (Ubatuba-SP). Cantos muito antigos tradicionais das culturas indígenas brasileiras hoje podem ecoar por meios tecnológicos. Sobre a relação dos povos indígenas e a tecnologia é correto afirmar que
  • A. a identidade étnica dos povos indígenas é alterada com o acesso a novas tecnologias.
  • B. a cultura branca influencia e altera a cultura indígena através da tecnologia, trazendo danos em qualquer circunstância.
  • C. a tecnologia altera a identidade dos povos indígenas, que vai desaparecendo à medida que tem contato com novas informações trazidas pelos povos brancos.
  • D. através da tecnologia há uma apropriação do conceito de cultura, e da sua manutenção como patrimônio, que vem sendo utilizada por vários povos indígenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Os povos Wayana e Aparai habitam o Parque Indígena Tumucumaque e a Terra Indígena Rio Paru d’Este, ambas demarcadas em 1997, no norte do Pará, onde mantêm estreitas relações de convivência há mais de um século. Nas aldeias desses povos costuma existir uma casa comunitária chamada tukusipan. A parte interna é arrematada por uma roda de teto, pintada com pigmentos naturais. Essa roda de teto, considerada um objeto de proteção pelos povos Wayana e Aparai, é chamada de:
  • A. Igaras.
  • B. Maluana.
  • C. Urupema.
  • D. Zarabatana.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre o filme “Vidas Secas”, adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O diretor optou pela música de orquestras como nos filmes da época.
  • B. Abrange debates sobre estrutura social brasileira no sertão nordestino.
  • C. Direção e roteiro de Nelson Pereira dos Santos; fez parte do movimento Cinema Novo.
  • D. Apresenta um significado extremamente importante pelo pioneirismo da temática rural, tornando uma expressão artística e histórica nacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A comédia “Acabaram-se os otários” (1929), dirigida por Luiz de Barros, se tornou um sucesso, por trazer grande inovação para o cinema brasileiro. O filme “Acabaram-se os otários” inovou o cinema brasileiro por ser o primeiro filme
  • A. falado do Brasil.
  • B. a utilizar luz natural.
  • C. a contratar atores imigrantes.
  • D. a tratar de questões políticas em seu enredo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: