Questões sobre Teoria em Arte

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função
  • A. harmônica e filosófica.
  • B. poética, estética e artística.
  • C. prática e objetiva.
  • D. simplesmente do belo.
  • E. única e comunicativa.
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Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.

Uma obra abstrata tem como principal característica a

  • A. simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras e agressivas.
  • B. representação dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano de uma pintura.
  • C. preocupação apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos.
  • D. expressão das sensações humanas e a interpretação das angústias do homem do início do sé-culo XX.
  • E. ausência de relação imediata entre as formas, pois não representa nada da realidade que nos cerca.
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O conceito natureza-morta apresenta uma curiosidade inicial: tem relação indireta com a natureza e não tem nada a ver com a morte. O conceito aqui analisado faz parte da terminologia da pintura. Essa temática foi muito utilizada na arte do século XIX e continua presente na pintura contemporânea, pois o papel da luz, o sentido da harmonia e o cromatismo são aspectos genuínos da arte de pintar, independentemente do momento histórico e do criador (https://conceitos.com/natureza-morta/acesso em 17/02/2018). Entre as pinturas do século XIX, a seguir, em uma delas é fácil encontrar essa temática, identifique-a.
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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Nessa tirinha, o personagem Hagar, o terrível, ao se referir aos tipos de pessoas que existem no mundo, expressa ironicamente uma visão de cultura baseada em:

  • A. valores etnocêntricos;
  • B. pressupostos relativistas;
  • C. funções simbólicas;
  • D. hábitos adquiridos;
  • E. padrões cognitivos.
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Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:

  • A. valores inclusivos;
  • B. ideais de tolerância;
  • C. integração étnica;
  • D. distinção social;
  • E. reconhecimento da alteridade.
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O termo multiculturalismo se refere a uma postura moral e politicamente favorável ao pluralismo cultural e a modelos de integração social e de gestão política que busquem o seu fomento, conforme explicitado em certos tipos de programas sociais como:

I. políticas de preservação do patrimônio linguístico aborígene em escolas indígenas;

II. desenvolvimento de símbolos que fortalecem a identidade nacional;

III. programas de controle de imigrantes com base em critérios confessionais;

IV. projetos pedagógicos voltados para a educação das relações étnico-raciais.

São exemplos de programas baseados no ideal do multiculturalismo somente:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e IV;
  • E. III e IV.
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Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística”. Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.

( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.

( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.

( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V.
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Sobre estética, linguagem e arte digital, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Do ponto de vista da estética, a arte digital é uma produção artística que explora a textura dos materiais e nega as possibilidades de interação.

( ) A arte digital é criada a partir de ambientes computacionais.

( ) Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outras.

( ) É uma área de conhecimento sem possibilidades de expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 1980.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.
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A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F
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