Artes
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Sobre estética, linguagem e arte digital, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Do ponto de vista da estética, a arte digital é uma produção artística que explora a textura dos materiais e nega as possibilidades de interação.

( ) A arte digital é criada a partir de ambientes computacionais.

( ) Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outras.

( ) É uma área de conhecimento sem possibilidades de expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 1980.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Artes
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística”. Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.

( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.

( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano. ...

Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O termo multiculturalismo se refere a uma postura moral e politicamente favorável ao pluralismo cultural e a modelos de integração social e de gestão política que busquem o seu fomento, conforme explicitado em certos tipos de programas sociais como:

I. políticas de preservação do patrimônio linguístico aborígene em escolas indígenas;

II. desenvolvimento de símbolos que fortalecem a identidade nacional;

III. programas de controle de imigrantes com base em critérios confessionais;

IV. projetos pedagógicos voltados para a educação das relações étnico-raciais.

São exemplos de programas baseados no ideal do multiculturalismo somente:

Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:

Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nessa tirinha, o personagem Hagar, o terrível, ao se referir aos tipos de pessoas que existem no mundo, expressa ironicamente uma visão de cultura baseada em:

Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)
O conceito natureza-morta apresenta uma curiosidade inicial: tem relação indireta com a natureza e não tem nada a ver com a morte. O conceito aqui analisado faz parte da terminologia da pintura. Essa temática foi muito utilizada na arte do século XIX e continua presente na pintura contemporânea, pois o papel da luz, o sentido da harmonia e o cromatismo são aspectos genuínos da arte de pintar, independentemente do momento histórico e do criador (https://conceitos.com/natureza-morta/acesso em 17/02/2018). Entre as pinturas do século XIX, a seguir, em uma delas é fácil encontrar essa temática, identifique-a.
Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.

Uma obra abstrata tem como principal característica a

Artes
Ano: 2018
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)
A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função
Artes
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.
10 Q660969
Artes
Ano: 2017
Banca: IFB - Instituto Federal Brasilia

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Bras...