Questões sobre História da Arte no Brasil

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Listagem de Questões sobre História da Arte no Brasil

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

Em maio de 2015, militantes do movimento negro e ativistas feministas se uniram para convocar um ato de protesto contra a companhia de teatro Os Fofos Encenam, que realizaria apresentação da peça A mulher do trem.

O protesto de repúdio dos grupos de militantes a realização da peça se deve

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.

Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.

A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente,

“Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. [...]

O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. [...]

O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais, afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.” O historiador Jaques Le Goff propõe uma diferenciação fundamental entre dois conceitos: monumento e documento.

É correto afirmar que

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