Questões sobre História da Arte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

A figura I mostra um vaso em cerâmica, moldado em desenhos e apliques zoomorfos cuidadosamente elaborados, que estão harmonicamente dispostos, sustentando e circundando o vaso.

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

As peças mostradas nas figuras I e II possuem formas imaginárias atestadoras de que os povos indígenas que as executaram não possuíam habilidade técnica para realizar esculturas bem feitas.

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens — de uma perfeição realista idealizada.

A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é necessário criar ambientes de aprendizagem que promovam

A partir dos anos 70 do século XX, surgem estudos sobre o processo de leitura de obras de arte, elucidando os aspectos que primeiro chamam atenção ao olhar do aluno e a maneira como se chega a uma compreensão contextualizada das obras. Tais investigações foram realizadas pelos pesquisadores

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis